Romero Britto, o artista do consumo

25.2.12



ATENÇÃO: É proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo deste blog sem autorização.
Plágio é crime e você pode responder por isso. Os textos publicados na Internet são protegidos pela Lei nº 9.610/98 – a Lei de Direitos Autorais. Sua pena está prevista aqui


ATENÇÃO: Senhores leitores, recebo diariamente pedidos de compra de produtos do Romero Britto. Não tenho loja que venda produtos do Romero Britto. Fiz este post apenas para contar a história do artista, OK? 
Tenho sim uma lojinha online com adesivos azulejos. Quem quiser adesivos azulejos, inclusive no estilo Romero Britto acesse aqui. Obrigada!





“A arte é capaz de refletir a celebração das coisas simples e boas da vida. 
Isto é o mais importante para mim!” 
Romero Britto


Romero Britto, artista pernambucano radicado nos EUA, é o maior expoente no Brasil da Pop-Art, estilo artístico do final dos anos 50 que se baseia no reprocessamento de imagens populares e de consumo, contemplando a linguagem da cultura urbana. Com um traço quase infantil, o artista explora formas geométricas e figuras, usa todas as cores, sempre muito vivas e vibrantes, transmitindo bom-humor, alegria e jovialidade, dando movimento e vida a figuras diversas. Romero não se prende a detalhes, e as imagens que produz são capazes de transportar o observador para um mundo repleto de sonhos e fantasias. E esse é justamente o motivo pelo qual suas obras são constantemente reproduzidas em produtos e na publicidade em geral.


Gisele Bündchen e Tom Brady 

De origem simples, começou a desenhar muito jovem, copiando os trabalhos de outros artistas que via nos livros. Pintava de forma autodidata, articulava as composições de forma simplificada e ingênua, mas sempre com cores vivas, de acordo com seu vocabulário visual popular e seu forte sentimento de alegria de viver.

Vendia seus quadros nas ruas de Recife e chegou a pensar na profissão de advogado, mas sua paixão pela arte foi mais forte. 
Por volta dos vinte e cinco anos teve a oportunidade de ir para a Europa, depois foi para Miami nos Estados Unidos, onde pintava paredes e vendia seus quadros pelas ruas para sobreviver.
Suas composições de cores esfuziantes e alegres foram de agrado do público desta cidade. Em 1989, Michel Roux, importador americano da Vodka Absolut viu seu trabalho e o contratou para fazer a campanha publicitária da bebida.




Três obras criadas pelo artista foram veiculadas em mais de 60 publicações internacionais, projetando-o rapidamente no cenário mundial. A partir deste acontecimento não cessaram mais os contatos e pedidos.

Parece que sua arte correspondia aos anseios universais de viver mais alegremente, pragmaticamente utilizada para a sociedade de consumo e meios publicitários. Em 1995 fez uma campanha para a Pepsi e teve seus desenhos estampados em 1,5 milhão de latas de refrigerantes, e em 1997 foi contratado para retratar os astros da Disney. Também já desenvolveu trabalhos para as gigantes IBM e Apple. Suas obras vêm sendo estampadas nos mais diversos produtos, embalagens, carros, tecidos e acessórios para a indústria da moda. Atualmente quase toda sua produção é feita sob encomenda. 


Em 2009 Romero estampou um luxuoso modelo Continental GT na mostra
"Come to My World", em Berlim, capital alemã.
   Via











Latas de Pepsi vendidas no Brasil em 1994 com desenhos de Romero Britto
Via

Via
Via
Via











Romero Britto se estabeleceu em Miami, onde mora até hoje, casou-se com uma americana e lá montou a primeira galeria dentre as várias que possuiu hoje no Brasil, na Europa e Estados Unidos, país da Pop Art, com admiradores e colecionadores nas altas esferas de Hollywood e do governo americano.
Eillen Guggenheim, descendente dos fundadores do Museu Guggenheim, considera–o um artista pop no mesmo patamar de Andy Warhol, Keith Haring e Roy Lichtenstein.




O caráter publicitário de suas obras e a disposição de cores, tons e linhas, o colocam no cenário da Pop Art, sendo que alguns o chamam de Neo Pop.
Entre os críticos de arte brasileiros existe um forte questionamento a respeito do status de arte ou não da obra de Romero Britto.
Alguns o vêem apenas como artista para peças publicitárias e de entretenimento, e outros consideram-no apenas como um ilustrador. Pois sua obra não leva o público a pensar, o que seria, de acordo com alguns críticos, o objetivo de toda obra de arte.

O próprio artista deixa sempre clara sua intenção de explorar o seu trabalho de todas as formas possíveis.

Em 2002 inaugurou uma galeria em São Paulo, situada na Rua Oscar Freire, e em 2003 Oscar D'Ambrosio lançou o livro intitulado “Contando a Arte de Romero Britto”. 



Recentemente a presidenta Dilma Rousseff foi presenteada com uma obra em homenagem às mulheres.


Via


Via
*Informações retiradas daqui e daqui


Dicas para as arteiras blogueiras

Que tal uma dessas aventuras?


Via




Via

Via

Via





Via








Via







ATENÇÃO: Senhores leitores, recebo diariamente pedidos de compra de produtos do Romero Britto. Não tenho loja que venda produtos do Romero Britto. Fiz este post apenas para contar a história do artista, OK? 

Tenho sim uma lojinha online com adesivos azulejos. Quem quiser adesivos azulejos, inclusive no estilo Romero Britto, acesse aqui. Obrigada!

ATENÇÃO: É proibida a reprodução parcial ou total do conteúdo deste blog sem autorização.
Plágio é crime e você pode responder por isso. Os textos publicados na Internet são protegidos pela Lei nº 9.610/98 – a Lei de Direitos Autorais. Sua pena está prevista aqui

Mais notícias de Romero Britto:
- Romero Britto é homenageado no carnaval carioca 2012
- Internos da Fundação Casa reproduzem obras de Romero Britto
- Entrevista RedeTV - Programa Amaury Junior
- Romero Britto fala sobre Pop-art, arquitetura e decoração

Obrigada pela visita!
Bjaum!

Você também poderá gostar

Comentários Facebook
32 Comentários Blogger

32 comentários

  1. Oi Vera, amei esse post!
    Sou fã e ainda vou ter um quadro lindo dele na minha sala...rsrs
    Beijos e um colorido fim de semana pra você também!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Vera, que perfeito esse post. Quanto orgulho pra gente, ver um brasileiro fazendo tento sucesso por aí.
    Amo as obras dele.
    Tenha um otimo final de semana.
    Bjão

    ResponderExcluir
  3. Vera......

    Que post maraaaaaaaavilhoso...
    Adoro tudo o que ele faz, não tem como não se apaixonar por todo esse colorido,cores vivas são a alegria, estou sem palavras...lindo D++++

    Ótimo fds p/vc miga querida....


    Bjos.

    ResponderExcluir
  4. Nossa Vera, não dá vontade de sair deste post, muito lindas as fotos. Realmente ele é show.

    Passando também pra desejar um ótimo sábado e avisar que lancei o 3º Sorteio do blog. Corre lá e participa!

    Beijos, Gabi.

    eueumesmagabrielle.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Taí um nome fortíssimo da arte brasileira. Suas obras são de tirar o folego!Será ele uma "TARSILA" DO SECULO XXI?!

    ResponderExcluir
  6. Oi Vera,
    Amo tudo sobre a arte de Romero. Ele passa muita alegriacom seu trabalho. Também fiz um pequeno post sobre ele no meu blog a um tempinho atrás. É tudo muito fascinante!
    Bom fim de semana,
    Marlene
    Flores e Framboesas

    ResponderExcluir
  7. Que post MARAVILHOSO...eu sou mega fã do Romero e já fiz até uma releitura de uma de suas telas.
    Ele mereceu a homenagem que a Renasce de Jacarepaguá lhe fez.

    bjus

    Vânia Pinho

    ResponderExcluir
  8. Amei esse colorido , tudo muito lindoooooo!!!!

    ResponderExcluir
  9. Adoro as obras do Romero...Acho que traz cores, alegria, energia e beleza. Amei o post!!
    bjokas

    ResponderExcluir
  10. Oi Vera, amei ver esse post e conhecer um pouco mais sobre esse artista maravilhoso que é o Romero Britto. Adoro seus quadros , seu colorido é contagiante me traz muita alegria e energia. A pouco fiz duas releituras dele em mosaico que ficaram muito bacanas, passa lá e confere !!! beijos

    ResponderExcluir
  11. Vera querida,
    Sou fã das obras do Romero Brito e no natal minha sobrinha me deu um bule lindo e diferente com a pintura dele.Amei!
    Bjs carinhosos,
    Nena.
    www.coracaodanena.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Certo dia entrei em uma loja de bolsas/malas, na Praça Independência (Santos=SP)., e queria levar todas as malas do Romero, q além de lindas, são levíssimas. Amo muuuuuuuito tudo q seus pincéis tocam. Bjs

    ResponderExcluir
  13. OI Vera,
    Eu vim..rs
    Adorei seu blog, principalmente porque vi que já é colorido...eu tb sou colorida.
    Obrigada por se apresentar, e quem sabe sai um negocio..rs
    Bjus

    Paula Kasas

    ResponderExcluir
  14. eu gostaria de ver Romero Britto mais lindo do que ele já BJs

    ResponderExcluir
  15. Ola, sou apaixonada pela obra do Sr. Britto, vendo diversas peças dele, aqui no Brasil, pelo Mercado Livre e pelo meu site, toda a linha de sapatinhos, carteiras. Mickeys e gato risonhos.. Se tiver interesse me mande um email. Vic.ohana@hotmail.com. Grata.

    ResponderExcluir
  16. Oie Nos Somos Alunas Ha Nossa Escola Se Chama Ernestina Nogueira César,e nosso professor é o Roberto,fizemos algumas obras de Romero Brito,e somos muito fã De Romero Brito

    ResponderExcluir
  17. Oie Meu Nome é Erica e Eu Amei Tudo Meu Professor Da Muita Coisa Sua Para a Gente Fazer e Pintar Minha Escola Se Chama Enestina Nogueira César

    BJOOOS Ate...

    ResponderExcluir
  18. lindo o seu blog ! Ameu o all star, quero um desse pra mim *-* kkk

    ResponderExcluir
  19. Ola adoromos suas obras principalmente, do all star queremos um igual. Somos muito fã de Romero Britto Vemos muitas coisas dele na escola com nosso professor Roberto. By: Vanessa e Sabrina somos da escola Ernestina Nogueira César. Beijos Amamos muito :)

    ResponderExcluir
  20. Ola,adorei esse post!Muito bom!!!Varios produtos ROMERO BRITTO podem ser encontrados na www.artemodernamolduras.com.br

    ResponderExcluir
  21. Muito lindo esse post amei eu queria o michael na minha sala!!!!!!seria linduu

    ResponderExcluir
  22. Verinha... tbm amo Romero Britto!
    Como vc viu pela banquetinha... o trabalho dele me inspira, me algra, me contagia!! Acho o máximo!

    beijoca grande e obrigada pelo carinho, tá?!!

    ResponderExcluir
  23. muito legal,
    adorei a arte e viver intesamente e explorar as cores da felicidade

    ResponderExcluir
  24. Bom dia, Vera!
    Eu amo o Romero Brito!
    Conheci ele quando a empresa em que eu trabalhava lançou três de suas obras estampadas em nosso produto, que é sandália de borracha. Maravilhoso. Amo mesmo!

    ResponderExcluir
  25. Romero Britto é D E M A I S, compro artigos dele no Mercado Livre com o vendedor scirocco_parts, D+

    ResponderExcluir
  26. CORES EM PEDAÇOS....PEDAÇOS EM CORES....UNIDAS, JUNTAS, COLADAS, COSTURADAS, MISTURADAS COM UM TOQUE ESPECIAL DE GENTE BRASILEIRA, DANDO VIDA A ARTE DE ROMERO BRITO. PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  27. adoro romero brito,nina pandolfo.ultimamente to adorando mairon almeida,compro sempre que posso alguma coisa dele nesse site artmajeur.com/29031988

    ResponderExcluir
  28. Amei seu blog!!! Sou apaixonada pela arte do Romero,ele tem um estilo único.Parabéns.....

    ResponderExcluir
  29. oi vera sou fam eu adore o que escreveu e colocou essa imagem do romro eu ache lindo,mavilhosso,otimo pq voce faz mas coisa sobre romero beijo jeny

    ResponderExcluir
  30. eu adoro romero britto e a alegria dele! ele é show! obrigada por mostrar seu trabalho! ficou muito legal o post

    ResponderExcluir
  31. Adoro as obras de Romero, no momento estou montando um quebra-cabeça de 5000 peças que é o quadro GArdens, para minha casa nova.

    ResponderExcluir
  32. Oi Vera, tudo bem???
    Adorei seu blog!!!
    Eu amo os trabalhosde Romero Britto, e inclusive pinto quadros reproduzindo suas obras...
    veja no meu blog http://www.emporioarte.com.br/search/?q=the+hug
    E aqui fiz um passo a passo... http://www.emporioarte.com.br/search/?q=O+abra%C3%A7o

    quando tiver um tempinho visie..acho q vc vai gostar!! um bjãoo e fique com Deus!!

    ResponderExcluir

Caso vc não tenha perfil no Google e queira deixar um comentário como Anônimo, identifique-se deixando nome e email. Sem a sua identificação o comentário não será publicado. Obrigada por sua visita! Bjaum!