Onze Horas

18.4.12

Hello people!

Ontem fiz um post com algumas imagens garimpadas no Facebook.
Dentre elas uma com pneus coloridos transformados em vasos


A leitora Lulu deixou o seguinte comentário:


Lulu não identifiquei seu blog e email para poder falar com vc.
Inclusive quero pedir que atualizem o perfil de vcs. Pois por várias vezes desejo retribuir a visita e não consigo.
Mas, voltando ao assunto, no comentário da Lulu ela menciona as "onze horas".
Confesso que não conhecia esse nome.
Então hoje resolvi publicar algumas informações sobre essa florzinha.


As informações abaixo foram retiradas daqui

Características
A Onze Horas, ou Portulaca grandiflora, é uma planta florífera rasteira nativa da América do Sul que tem o curioso comportamento de abrir as suas flores próximo ao meio dia, graças a isso recebeu seu nome popular.

Com cerca de vinte centímetros de estatura e folhas carnudas, essa planta se destaca principalmente por suas flores, que nascem durante todo o ano e em grande quantidade, além de apresentarem uma enorme variação de cores, o que faz da onze horas uma ótima planta para colorir o chão de seu jardim.


Como Cuidar

Plantas suculentas como as onze horas têm a enorme vantagem de serem adaptadas a climas extremos, podendo sobreviver muito tempo sem rega ou nutrientes, caso necessário, apenas com o que está armazenado em seu interior. 
Para que se tenha um jardim bastante florido com onze horas siga essas dicas:
  • Antes do plantio misture ao solo um pouco de adubo orgânico, quando a planta começar a produzir flores, passe a adicionar periodicamente adubo NPK rico em fósforo, para estimular um maior florescimento. Reforce também a dose de fertilizante orgânico.
  • Irrigue de forma a nunca deixar o solo completamente seco. Não é porque a planta é capaz de sobreviver a períodos de estiagem que você deve fazer com que ela passe por eles. Lembre-se apenas de nunca encharcar a terra nem os botões das flores, o que favorece a proliferação de doenças.
  • Cultive-a em lugar bem ensolarado, essa planta não sofre nenhum problema com o excesso de sol, muito pelo contrário, o sol estimula a abrir suas flores.
Essa não é uma planta de difícil trato, seguindo as dicas acima provavelmente você obterá ótimos resultados. Não se assuste com as flores fechando durante a noite, elas voltam a abrir quando há luz.




BjO, BjO!
Ótima quarta-feira!!

Você também poderá gostar

Comentários Facebook
9 Comentários Blogger

9 comentários

  1. Que linda e que saudades desta plantinha!! Essa florzinha lembra muito a minha infância, porque minha mãe sempre teve em casa e sempre ficaram lindas!!! Vontade de comprar uma pena que não posso ter muitas porque viajo e não tem ninguém para cuidar.
    Beijos e parabéns pelo post fofo!

    ResponderExcluir
  2. lindo post... amo flores. Já sigo seu blog faz um tempinho e gosto dos seus textos e sua visão sobre os assuntos. Parabéns. Beijos e uma linda semana
    cantinho da galega.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Amo esses post om cores, flores....amei as dicas!
    Beijos
    Alessandra

    ResponderExcluir
  4. Olá...tenho onze horas plantadas no meu carrinho de mão de jardim...é show! Sempre lindas as brancas e pink...adoro!
    Bjs e um ótimo dia!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  5. Vera,

    Só de ler o título já fui remetida a minha infância. Na casa da minha avó tinha onze horas de todas as cores, e sempre saíamos para vê-las abrirem.
    Grandes beijos

    ResponderExcluir
  6. Lindo este post, como é gostosa a participação dos amigos.

    E a flor, ela é linda!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi vera, não tenho blog mas te sigo, pois tudo q vc posta é muito interessante...
    qnd criança tinha muita dessas florzinhas"onze horas" na minha casa, de várias cores no verão era a coisa + linda de se ver, ainda tem vários tipos ( tem umas q são gigantes, tem outras q parecem rosas)... Hoje eu tenho dessas q parecem rosas ...Queria colocar fotos mais sou nova na NET e ñ sei ainda mexer muito nesse computador ,mas tô tentando e um dia chego lá... BJKSSSS

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigado pelas as informacoes agora as minhas onze horas vai ficar a cada dia mais belas.

    ResponderExcluir

Caso vc não tenha perfil no Google e queira deixar um comentário como Anônimo, identifique-se deixando nome e email. Sem a sua identificação o comentário não será publicado. Obrigada por sua visita! Bjaum!