Registro de Marca - Dicas preciosas

18.9.12

Oi gente!


Hoje vou falar sobre um assunto muito importante para quem está iniciando um negócio ou para quem já tem seu negócio e ainda não fez o registro de sua marca.
Muitas pessoas começam a trabalhar na informalidade e por uma questão financeira ou até por desconhecimento, deixam a coisa mais importante do seu negócio em terceiro plano (por muitas vezes, não há nem plano....).
O fato é que trabalhar, conquistar clientes e desenvolver seu nome e sua marca no mercado é sempre um grande desafio.
Imagina você trabalhar anos para conquistar tudo isso e um belo dia ser notificado a retirar o nome do seu negócio?
Pois é, isso aconteceu essa semana com uma amiga virtual-blogueira-artesã, a Patrícia Daltro do blog Bichos de Pano e que agora se chama Bichos de Patch.
Veja o novo blog aqui e conheça os lindos trabalhos desta artesã.

O INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial é o órgão ligado ao MDIC - Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior que garante e oficializa a patente ou a marca de um produto ou serviço. Acesse o site aqui

No entanto, existem milhares de empresas que oferecem esse serviço. Se você já é um micro empresário já deve ter recebido cartas de empresas se oferecendo para fazer esse serviço e muitas vezes já mandam até o boleto para pagamento de taxas. NÃO FAÇA ISSO!!!
Muitas dessas empresas, são pessoas que se aproveitam da ignorância do pequeno empresário para lesá-lo.

O caminho mais seguro e mais econômico é fazer o registro direto no INPI.
Você poderá fazer o registro sozinho, através do serviço de registro E-Marca (leia o Guia Básico de Marcas e Manual do Usuário Sistema e-Marcas, aqui) ou através de um agente credenciado. 
Acesse aqui os telefones dos escritórios do INPI nos estados.
Acesse aqui a relação dos agentes que são cadastrados e que podem fazer o registro para você. 
Basta você escolher no campo "agente" a cidade ou a UF e no campo ao lado "Pesquise por" colocar o nome da sua cidade ou as iniciais do seu estado.

O cuidado que se deve ter é fazer o registro na categoria certa das suas atividades. Pois assim, você garante que sua marca e ou patente estejam devidamente resguardadas contra o uso indevido por outra pessoa e ou empresa.


O pedido inicial custa R$ 355,00 caso seja encaminhado por meio do e-Marcas e cujo depositante opte pela especificação de produtos e serviços baseada em lista pré-definida. Ainda neste caso, o valor cai para R$ 140,00 para pessoas físicas, microempreendedores individuais, microempresas, empresas de pequeno porte e cooperativas assim definidas em lei, instituições de ensino e pesquisa, entidades sem fins lucrativos e órgãos públicos.
Mais informações sobre o custo, aqui


Não vale a pena correr um risco tão grande, de perder o nome da sua empresa, por um valor tão acessível para quem quer ser um micro empresário.


Espero ter ajudado de alguma forma!

Lindo dia pra vc!
Bjaum!

Você também poderá gostar

Comentários Facebook
11 Comentários Blogger

11 comentários

  1. Vera,

    Perfeito, toda essa informação veio numa boa hora, fiquei chocada com o caso da Patrícia e lamento muito tudo o que ocorreu, pois foi o trabalho de uma vida que foi retirado de uma única vez. Irei tratar disso.
    Grandes beijos!

    ResponderExcluir
  2. é isso mesmo daí só para piorar,aconteceu mais ou menos isso com a empresa de meu esposo que é de forma de concreto,enfim tudo para muita dificultar a vida do empresario,mais querida já resolveu e agora é gritar vitoria.
    beijocas,fique bem.
    CREIA A VITORIA É DOS JUSTOS NÃO DOS
    ÍMPIOS...

    ResponderExcluir
  3. Olá Vera! Obrigada por nos alertar e pelas dicas, gostaria de ver mais dicas assim no seu blog :-).
    Muito desagradável o que aconteceu com a Patrícia, pois lutamos muito para termos nossos clientes.
    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Oi Vera!
    Seu post é muito bom, sempre precisamos aprender algo novo e essa eu não sabia,pois pretendo no futuro abrir meu próprio negócio e agora já sei como faSer...
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu já tinha visto casos assim, essas informações são muito úteis, pois nem todos temos acesso à essas informações. Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Vera,
    Amei as dicas que vc colocou. Hj mesmo minha mãe que tem uma loja recebeu um telefonema de uma pessoa querendo que ela registrasse a marca, que ia mandar um boleto para ela.
    Mas ainda bem que ela não aceitou, disse que ia ver comigo depois.
    Já anotei todas as dicas.
    Beijos
    adriana

    ResponderExcluir
  7. Oi Vera recentemente passei por isso como profissional, pois a empresa em que trabalho atua no mercado há mais de 25 anos, porém não pode registrar-se com o nome de uso!! é sempre bom este tipo de alerta.

    bjs


    Gélia

    ResponderExcluir
  8. Vera, querida!

    Nossa, cada coisa.
    Obrigada por nos falar sobre isto.

    Amiga, obrigada por suas visitas lá no castelo. E perdoe a demora. Aos poucos estou voltando.

    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  9. Oie Vera.
    Muito útil esse post.
    Sempre é bom se prevenir e ficar resguardado.
    Bjks e bom dia.

    ResponderExcluir
  10. Ótimo post - tentei enviar comentário antes, mas falhou - se repetir, desculpem.
    É só pra dizer que consegui registrar minha marca sem problemas usando as discas do site do próprio INPI. Falei com alguns agentes de registro, mas o preço para eles cuidarem do processo era um pouco caro. Além disso, estou experimentando um sistema online que me avisa se alguma marca parecida com a minha aparecer, com relatórios e tal - o link é este aqui:
    https://www.sigasuamarca.com
    Se o site me avisar sobre alguma marca parecida com a minha, vou contratar um agente, pois eles sabem direitinho como proceder para proteger a marca nestes casos.
    Bjs,
    Lidia

    ResponderExcluir

Caso vc não tenha perfil no Google e queira deixar um comentário como Anônimo, identifique-se deixando nome e email. Sem a sua identificação o comentário não será publicado. Obrigada por sua visita! Bjaum!