Santuário Santo Antonio do Valongo

25.1.13

Hello people!

Estive na igreja do Valongo e fiz muuuuuiiiiiiiitas fotos para vocês.
Mas antes, quero contar um pouquinho a história deste santuário.

Fundado em 25 de janeiro de 1640, por Frei Manoel de Santa Maria, o Convento de Santo Antônio do Valongo da Ordem dos Franciscanos teve o início de sua construção em 1º de junho de 1641. 
No dia 20 de outubro do mesmo ano fundou-se a Ordem Terceira de São Francisco, que veio a ter influência marcante na permanência dos franciscanos no local.
Em 1689, foi construída a capela da Ordem Terceira com arco aberto para a capela conventual.
No século XVIII todo o conjunto arquitetônico destacou-se como um dos maiores e mais bonitos de toda a Província Franciscana no Brasil. 
Por sua localização e tamanho, o Convento de Santo Antônio do Valongo escreveu parte da história da Igreja e da cidade. Foi sob seu teto que o primeiro bispo de Santos, Dom Bernardo Rodrigues Nogueira, organizou os primeiros passos da Diocese de São Paulo, que abrangia toda a região Sul do Brasil. Mais informações aqui.


via

 



Exposição de presépios

Desde o dia 9 de dezembro de 2012 estão expostos mais de 30 presépios, confeccionados por fiéis da comunidade e artistas da região. Os materiais usados na montagem são variados: pano, arame, louça, papel, vidro, tijolos e jornais entre outros.
A inspiração veio da “Ação do Coração”, evento realizado na cidade de Santos, durante o mês de agosto de 2012, pela Associação Eduardo Furkini (eu participei deste lindo evento - veja aqui).

Nessa oportunidade, incontável número de pessoas compareceu para buscar na Praça Mauá, defronte à Prefeitura, corações confeccionados livremente pela população, “carregados” de amor e boas intenções.
Frei André Becker, reitor do Santuário, explicou que como o tema marcou e repercutiu por toda a Baixada Santista, foi retomada a ideia para que “o amor ao próximo não caia no esquecimento e, sobretudo para lembrarmos que encarnar-se no meio dos homens, foi o maior ato de amor de Deus por nós“.

A igreja ficará aberta de terça a domingo, das 8h às 18h para a visitação. A exposição, com entrada gratuita, irá até o dia 26 de janeiro de 2013, data das comemorações da fundação de Santos e dos 373 anos do Santuário de Santo Antônio do Valongo.
O endereço que todos os anos atrai milhares de santistas e forasteiros é:
Largo Marquês de Monte Alegre, 13
Centro Histórico de Santos
Telefone: (13) 3219-1481

Informações daqui

Fiz algumas fotos para você que não pode ir ao local. Confira:

Lindo, lindo!!!
Espero que você também tenha gostado deste passeio!
Excelente final de semana!
Bjaum!

Você também poderá gostar

Comentários Facebook
6 Comentários Blogger

6 comentários

  1. Belíssimas obras de arte... maravilhosas mesmo!!
    E o presépio com os detalhes de carretéis de linhas vazias? Nossa, que criatividade!! Todos lindos demais, encantadores.
    Obrigada por nos proporcionar este passeio divino!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  2. Uauuu! Que lindo!
    Em êxtase!
    Que passeio maravilhoso!
    Adorei conhecer com vc!
    Vou compartilhar!

    ResponderExcluir
  3. Lindo lindo lindo sem palavras ,amei,beijos.

    ResponderExcluir
  4. Ah, que lindo... amo visitar igrejas, santuários, etc...e conhecer a história dos detalhes! Abs.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, nossa cidade é linda! BJus

    ResponderExcluir
  6. Lindas imagens Vera, adoro igrejas tbm. Conhece as de Ouro Preto? São lindas!Tenho muitas fotos qdo. fui passear lá, mas tem muito tempo...

    A participação da comunidade fez toda a diferença, os presépios estão MARAVILHOSOS!!!Muita criatividade!
    Obrigada pelos elogios lá no blog, marido agradece muito. E Achou ótima sua idéia. Fazer furos e ir lixando não é fácil não..rsrsr
    Mas vc. é danada, admiro tbm. suas arteirices e criações.

    bjs e ótimo finde
    Paty

    ResponderExcluir

Caso vc não tenha perfil no Google e queira deixar um comentário como Anônimo, identifique-se deixando nome e email. Sem a sua identificação o comentário não será publicado. Obrigada por sua visita! Bjaum!