Dicas de organização que ajudam a adiar o dia da grande faxina

19.4.13


Hello people!

via
A faxina geral é algo que, para a maioria das donas de casa, é um processo tedioso, cansativo e demorado. É uma tarefa gigantesca e não temos muito interesse em iniciar, adiando pelo máximo de tempo possível. Até o dia que só a limpeza do dia a dia ou aquela limpeza mais detalhada, que sua ajudante faz quinzenalmente, não está mais resolvendo.

Há algumas coisas que você pode fazer no dia a dia que podem evitar a necessidade, ou pelo menos adiar, a famigerada faxina geral. 

• Evite a desordem. Estabeleça uma rotina diária nos quartos e mantenha as coisas em ordem. Descarte os objetos que você não irá usar, evitando assim o acúmulo de coisas desnecessárias. Pratique o desapego. Doe para quem precisa.
via
• Limpe quaisquer derrames, manchas e bagunça o mais rápido possível, logo após eles terem acontecido. Quanto mais tempo você deixar alguma coisa para limpar, mais difícil vai ser para remover. Além disso, dependendo do tipo da sujeira, se você demorar para remover, irá precisar de um ou mais produtos de limpeza específicos, gerando um gasto adicional. Em vez de usar água quente e sabão, que poderia ter resolvido no início do acidente.

• Habitue-se a lavar a louça durante o preparo das comidas e logo após o uso. Dessa maneira você irá diminuir a louça para o final do almoço ou jantar, economizando tempo e mantendo a cozinha mais organizada. Delegue aos membros da sua casa o dever de lavar as peças que usarem na cozinha e a manter a pia sempre limpa. 

via
• Mantenha um arquivo para o recebimento diário de cartas e correspondências e arquive o mais rápido que puder. Isso vai evitar que seus papéis fiquem acumulados em um canto qualquer da casa.

• Dependendo do número de moradores e se há animais no local, o uso do aspirador de pó pode ser diário. Caso contrário, um dia sim outro não, ajudará a manter sua casa sempre limpa. Isso irá evitar o acúmulo do pó em baixo dos móveis e de locais de difícil acesso, como em baixo da geladeira ou do sofá, diminuindo o arrasta arrasta destes..

via
• Distribua capachos nas entradas da sua casa para permitir que as pessoas possam limpar os pés antes de entrar. Quando você levar o seu animal de estimação para uma caminhada, deixo-o caminhar algumas vezes no capacho para eliminar a areia de suas patinhas.
Provavelmente no térreo do prédio onde você mora tem torneiras. Costume a lavar as patinhas do seu animal de estimação antes de entrar. Isso também ajudará a manter a escadaria do prédio limpa.

• Certifique-se de que todos os azulejos estão devidamente colados na parede. De que não há frestas que possam ser ninhos de insetos. Se necessário, retire o rejunte antigo e passe outro. O processo é simples. Basta raspar o antigo com a ponta de uma faquinha e passar o rejunte novo. Se você estiver atenta a isso, evitará o processo numa área maior e manterá seus azulejos com o rejunte limpo por mais tempo.

via
• Coloque feltro nos pés dos móveis para evitar marcas e arranhões nos pisos e superfícies. Caso contrário, dependendo da marca ou do risco, será necessário usar produto especializado, gerando custo desnecessário. Ou talvez, nem tenha solução, a não ser a troca do piso.

• Tenha em mente que prevenir é sempre melhor. Estar prevenida e organizada gera qualidade de vida e otimizará seu tempo. Pois além das tarefas diárias ainda há os imprevistos, como um jantar ou uma visita inesperada. E você estando organizada, essas pequenas surpresas poderão ser lembradas como momentos agradáveis e não como problemas.

Bjaum!

Você também poderá gostar

Comentários Facebook
9 Comentários Blogger

9 comentários

  1. Oi Vera! com certeza testas dicas vão ajudar muito.Beijos

    ResponderExcluir
  2. Vera,
    Ótimas dicas, eu tinha mania de deixar tudo pra um dia só, depois que descobri que pode se fazer aos poucos, não quero outra vida, rsr
    Tenha um ótimo final de semana,Bjs
    Jack
    www.meucantinhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Vou praticar essas coisas assim minha vida irá melhorar!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Vera.
    Muito boas dicas. Algumas eu já sigo e dão muito bom resultado, como ir lavando a louça e deixar o mínimo de coisas para limpar depois do jantar e é uma grande ajuda.
    Beijinhos grandes.

    ResponderExcluir
  5. Dicas maravilhosas, adorei!
    Bom fim de semana.
    Bjos, Mari.

    ResponderExcluir
  6. São dicas ótimas q nunca saem de "moda", rs! Na verdade, fazer um pouco cada dia ajuda no dia da faxina e não acumula tanto serviço.

    Beijinhos e ótimo findi!

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Hum, esse post me fez lembrar que amanha é dia de faxina...rs, vou lembrar de tudo isso. Valeu!!!


    Beijinhosssssssss

    ResponderExcluir
  8. Nossa eu sou péssima pra arrumar a casa..kkkk faço mais bagunça do que já tá... preciosas as dicas!

    Bjks* e bom fim de semana!

    http://cordecoracao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Vera, só uma pergunta. Porque tu não ornou este post com as fotos ( Fazendo faxina no banheiro de salto al) hein? Queria rir de novo ! Bjim!

    ResponderExcluir

Caso vc não tenha perfil no Google e queira deixar um comentário como Anônimo, identifique-se deixando nome e email. Sem a sua identificação o comentário não será publicado. Obrigada por sua visita! Bjaum!