Como fazer uma bolsa saco

25.5.14

Hello People!

Minha intenção é poder explicar de uma forma prática, para quem nunca costurou, como fazer uma bolsa saco!
Antecipo que não sou expert no assunto, porém quebro meus galhos!! :)

1- Corte duas vezes (ou dobre o tecido) um retângulo de 42 cm de largura X 50 cm de altura - ou qualquer medida que você considerar melhor para a sua bolsa.
Não é necessário dar acabamento. Ou seja, não é necessário passar o zig zag ou a máquina de overloque em volta do tecido. Pois toda a costura da bolsa não ficará visível. Mas, se preferir, faça o acabamento nessas duas peças.
2- Costure o fundo e as laterais. 



3- Atenção - nas laterais você deve deixar um pedaço de 3 ou 4 centímetros sem costurar. Isso deve ser feito na parte de cima da bolsa, próximo das alças. É por este buraco onde o cadarço será enfiado. Vejas nas imagens a seguir...


Muito importante: Você precisa usar o retrocesso para finalizar as costuras, senão elas irão abrir. Retrocesso é costurar pra frente e pra trás para arrematar a costura.


4- Da boca da bolsa até o começo do buraco eu deixei uns 9 cm de distância no tecido. Depois de pronta ficou com 7 centímetros. 

5- Fundo quadrado - Em uma das pontas, separe as duas partes, como mostra a foto abaixo, de maneira a posicionar a costura do fundo com a costura lateral....(estou usando uma outra bolsa vermelha pois na bolsa preta de bolas brancas eu não fiz a foto deste passo)



6- Para ajudar e ter certeza que as costuras estão alinhadas, enfie um alfinete, para ver se ele sai do outro lado bem em cima da outra costura. Assim, você terá certeza que a costura do fundo está direitinho sobre a costura da lateral...




7- Marque a largura do fundo (pode ser uns 8 centímetros) e passe uma costura, exatamente como está na foto abaixo....




8- Repita esse mesmo procedimento do outra lado, na outra ponta. Eu não corto as pontas. Mas se preferir, pode cortar e dar acabamento com zig zag ou com a máquina de overloque.
9- O fundo ficará como na imagem abaixo...



10- Bom, até aqui você já tem um saco costurado, com um intervalo de 3 ou 4 centímetros nas laterais sem costurar e com o fundo quadrado pronto. O próximo passo é você fazer o forro.
11- Corte o forro idem ao tamanho da sua bolsa. 
12- Corte um bolsinho no mesmo tecido do forro e faça uma bainha em volta deste bolsinho.
13- Costure o bolsinho em uma das partes do forro. A posição ideal de você costurar é 16 centímetros abaixo da parte de cima do forro. Ou seja, 16 centímetros abaixo da boca da bolsa. Veja....



14- Agora costure as duas partes do forro (laterais e fundo).
Atenção na hora de costurar: deixe essa parte onde está costurado o bolsinho para dentro.
15- Agora você tem um forro pronto.
16- Coloque o forro dentro da bolsa (avesso da bolsa com o avesso do forro). Você vai alinhavar as alças junto com o forro e a bolsa. Veja.... 



17- Depois da boca da bolsa toda alinhavada é hora de finalizar e costurar. Pronto! Sua bolsa já está quase pronta!
Reforce a costura onde estão as alças. Eu reforço costurando um quadrado no local onde está a alça. Na foto a linha é preta e não dá muito pra ver.
18- Trace uma linha reta, de lateral a lateral, onde estão os buracos e passe duas costuras. Dessa forma você está criando o canal por onde o cadarço será enfiado, entre o tecido da bolsa e o forro.


19- Enfie o cadarço de um lado e dê a volta inteira na bolsa e finalize com um nó. Faça o mesmo do outro lado. Quando você puxar essas alças, criadas pelos cadarços, a boca da sua bolsa se fechará como um saco....





20- Optei em fazer uma alça com regulagem de altura. Para isso basta você costurar, em uma das pontas da alça, uma fivela como essa da foto abaixo....



Fundo Canoa -Tem outra maneira de fazer o fundo. Veja:
Costure as laterais e o fundo e dobre o fundo uns 4 centímetros...



Passe uma costura em cada lateral e só isso....

O fundo vai ficar tipo uma canoa.....

....e ajuda a manter a sua sacola em pé!
sacola promocional que ganhei de uma empresa.
Espero que esse tutorial te desperte a vontade de costurar!
Tente e me mostre como ficou sua bolsa saco!
Bjaum!


Você também poderá gostar

Comentários Facebook
3 Comentários Blogger

3 comentários

  1. Oi Vera!

    Muito legal essa bolsa! Vou tentar fazer.

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  2. Oieee lindonaa , vim convida-la para o sorteio na minha página , hoje é o último dia, beijosss

    http://cantinhodaselminha.blogspot.com/2014/04/sorteio-aniversario-do-blog.html

    ResponderExcluir
  3. Adorei o seu pap e claro a sua bolsa tbm bjusss

    ResponderExcluir

Caso vc não tenha perfil no Google e queira deixar um comentário como Anônimo, identifique-se deixando nome e email. Sem a sua identificação o comentário não será publicado. Obrigada por sua visita! Bjaum!