12 Dicas do que não fazer na decoração

18.6.14

Hello people!

Estou sempre bisbilhotando os sites de decoração atrás de ideias simples, de baixo custo e com tutoriais de Faça Você Mesmo. Porém, às vezes encontro projetos que na prática não darão certo. Daí, sempre falo pra mim mesma...Sabe de nada inocente!
Antes da sua decoração ser bonita, ela precisa ser funcional.
Não sou especialista. O que eu aprendi foi colocando a mão na massa e muitas vezes errando. Portanto, estou aberta a sugestões. Hoje vou deixar aqui pra vocês 12 dicas que podem ser úteis.


1- Prateleira acima do sofá pede atenção à altura - Nesse sofá você não poderá sentar reto, pois suas costas ou cabeça baterá na prateleira. Muito menos espreguiçar....
seus braços irão jogar as fotos ao chão. 


via
2- Objetos em área de passagem/circulação.
Nesta decor as prateleiras foram colocadas em uma parede onde há uma área de circulação, atrás das poltronas.
Veja como estão baixas. Aqui em casa não daria certo, eu vivo batendo nas quinas dos móveis. Se essa decor for em uma casa com crianças.......

Via
3- Não comprometa a manutenção - Acredito que quem criou esse balance de prateleiras, quis imprimir um ar rústico para a decoração, OK!
Mas no uso diário, será inevitável que esse balance não se mexa. E dessa forma, a parede sofrerá riscos desnecessários e logo pedirá uma nova pintura. Então, acredito que colocar uns ganchinhos em "L", para dar uma pouco mais de firmeza, seria bem adequado.

4- Não esqueça das proporções - Esses quadros foram colocados tão altos, que só quem for jogador de basquete poderá apreciá-los. Além de altos, estão desproporcionais a essa vasta parede. Veja dicas de como organizar quadros na parede aqui

via
5- Não use cores em excesso - Prefira colocar cores fortes em objetos pequenos como vasos, almofadas, velas, molduras dos quadros.... Dessa forma, quando você enjoar, fica mais fácil de trocar.

via
6- Não abra mão do conforto de sua família em função do que está na moda. 
Sabe aquele aparador ou aquela mesinha lateral que você tanto queria?
Se sua sala não tem espaço, priorize um sofá maior para as crianças e visitas.
Um sofá maior não irá comprometer a sua decor.

via
7- Não vá na onda - Se você quer móveis que durem, não entre na onda do que é "tendência". A moda vai passar e você não irá aguentar aquele
tecido mega florido por 3 anos.

via
8- Não compre móveis sem respeitar a área mínima de circulação - É essencial que as pessoas possam se sentar sem bater o joelho em outro móvel ou que você possa abrir uma gaveta no seu quarto. Por isso, nunca saia para comprar móveis sem uma trena e sem antes tirar as medidas do seu ambiente.

via
9- Não esqueça a proposta da sua decoração - Defina o estilo. Seja fiel ao seu gosto pessoal. É necessário que o casal siga uma linha. Pois se cada um escolher um padrão, os acessórios e móveis não irão "conversar" e sua decoração ficará pesada e sem sentido.

via
10- Muitos detalhes e objetos - Muitas pessoas pensam que quantos mais detalhes e objetos, mais a decoração está elaborada. Definitivamente isso não funciona e as chances de errar aumentam. Além de deixar o ambiente sobrecarregado e cansativo. Escolha um ponto central na sua decoração e invista nele.

11- Não despreze o significado das cores - As cores têm o poder de estimular a criatividade, proporcionar um ambiente mais calmo.... E usar isso a favor do seu lar é primordial. Nesse post aqui tem tudo o que você precisa saber.

via
12- Não esqueça uma das partes mais importante na hora de decorar, a iluminação - Muitos projetos ficam comprometidos pelo fato de não prever quais ambientes deverão ter a iluminação adequada às suas funções.
Local de leitura, bancada e pia da cozinha para facilitar o preparado dos pratos a noite, são alguns exemplos. Leia aqui algumas dicas

Espero que você tenha gostado!
Bjaum.


Você também poderá gostar

Comentários Facebook
10 Comentários Blogger

10 comentários

  1. Nossa muito bem esplicado. Sempre tenho duvidas sobre cores, moveis , espaços...etc....favoritei.

    ResponderExcluir
  2. Eu tive uma prateleira de balanço parecida com a da foto, e você tem toda razão, ela balança!
    As coisas caiam, na hora de limpar era um horror!
    Desisti dela!
    Ótimo post !!
    Beijo Veroca!

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!!! Mto bom e certeiro. Bj

    ResponderExcluir
  4. Nossa, muito bom saber dessas coisassss, adorei.

    Bjos, Vera gata!
    Sheyla.

    ResponderExcluir
  5. Dicas super úteis. Mas a prateleira com cordas é tão linda...
    Adaptando dá certo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Vera adooorei, minha casa é bem colorida, mas sei jogar com as cores, e tem até artistas que vem fazer entrevista aqui porque o visual é liiindo, um museu Frida kalho, rs

    ResponderExcluir
  7. Dicas super bem-vindas! Nada como ter essas regrinhas em mente na hora de arrumar nosso cafofo!

    Beijos e ótimo feriado!

    Luiza Mallmann

    ResponderExcluir
  8. Adorei, dicas muito boas e verdadeiras!bjs.

    ResponderExcluir
  9. Ótimas dicas e conselhos, eu prefiro base neutra e cores nos objetos.
    Passe lá no blog para conferir a entrevista com Vero Kraemer do blog Além da Rua Atelier, falando sobre empreendedorismo na arte. Vale à pena conferir!

    http://www.studioartecasa.com.br/2014/06/empreender-com-arte-entrevista-com-vero.html

    Bjos, Mari.

    ResponderExcluir

Caso vc não tenha perfil no Google e queira deixar um comentário como Anônimo, identifique-se deixando nome e email. Sem a sua identificação o comentário não será publicado. Obrigada por sua visita! Bjaum!