A decoração da residência oficial de Dilma Rousseff

26.9.14

Hello people!

Em época de eleição, que tal conhecer a humilde residência da presidente?
Pelo menos, até que saibamos quem será (ou não) o sucessor, Dilma Rousseff goza de toda essa simplicidade!!! #SQN

O Palácio da Alvorada, projetado por Oscar Niemeyer, é uma das mais importantes edificações do modernismo arquitetônico brasileiro e o primeiro prédio construído em alvenaria na nova capital. Está localizado numa península que divide o Lago Paranoá em Lago Sul e Lago Norte e abriga a residência oficial do Presidente da República. Em 30 de junho de 1958, com sua inauguração, passou a ser a residência do então Presidente Juscelino Kubitschek.


O Palácio tem configuração horizontal arrematada por uma capela que remete às antigas casas de fazenda do Brasil colonial. O formato diferenciado das colunas externas lembram as redes estendidas em varandas, como as que contornavam os casarões coloniais. O desenho das colunas deu origem ao símbolo e emblema presente no brasão do Distrito Federal. Mais informações sobre a edificação e o restauro, clique aqui 


Fachada do Palácio da Alvorada

Com 60 cm de profundidade, no espelho d'água estão o marco da inauguração do Palácio da Alvorada e a escultura "As Iaras", de Alfredo Ceschiatti.

A frase histórica, que a poesia de Augusto Frederico Schmidt criou para o discurso de lançamento da pedra fundamental da nova capital da República, ocupa a parede dourada do hall de entrada do palácio e descreve, com exatidão, o espírito que acompanhou os pioneiros construtores das obras, liderados por Juscelino Kubitschek (JK): "Deste Planalto Central, desta solidão que em breve se transformará em cérebro das altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada com fé inquebrantável em seu grande destino". 
Juscelino Kubitschek de Oliveira, 2 de outubro de 1956.

Mezanino do Palácio da Alvorada. Ao fundo, tapeçaria Múmias, do Di Cavalcanti. Urnas mortuárias Marajoara. Marquesas, de Oscar Niemeyer. Duas estatuetas "Outono" e "Inverno", de Alfredo Ceschiatti
O acervo da biblioteca do Palácio da Alvorada conta com nomes como Manoel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Francisco Assis Barbosa, Celso Cunha, Antonio Houaiss e Edson Nery da Fonseca. São 3.406 obras, que englobam desde arte, filosofia, política, literatura até história geral e história do Brasil. A biblioteca é decorada com uma tapeçaria de Di Cavalcanti - "Músicos"- e três mapas antigos emoldurados: mapa da América do Sul (1645), carta geográfica do Brasil (sem data) e mapa do Brasil com as capitânias gerais (1656). Há também dois pequenos quadros em óleo sobre tela, "Moça sentada ao piano" (1857) e "Senhora sentada" (1885), de autoria de Rodolfo Amoedo.

Sobre laje de 20x20m, a capela do Palácio da Alvorada, dedicada a Nossa Senhora da Conceição, está à esquerda do prédio principal (do ponto de vista de quem olha a fachada). Athos Bulcão assina o projeto decorativo, desde a porta de entrada, em alumínio anodizado, as paredes, revestidas de lambril de jacarandá-da-baía folhado em ouro, até a pintura do teto, com símbolos do cristianismo.



Cinema
A sala de espera é decorada com uma tapeçaria de Concessa Colaço, com o título de "Manhã de cores", dois quadros de Vicente do Rego Monteiro, intitulados "Abstração" e "Céu", e uma obra de Carlos Scliar intitulada "Os barcos esperam"


Sala de Jogos
Sala de música
Concebido por Ana Maria Niemeyer, responsável pela decoração original do palácio e autora do desenho das cadeiras, o Salão de Banquetes tem mesa que pode ser montada de várias formas e tamanhos até 50 lugares. Ao fundo, cômoda em cedro do século XIX e, ao lado, duas arcas do início do século XX. As tapeçarias "Saudades do meu jardim I e II" são de autoria de Concessa Colaço. A escultura "Edificação" é de André Bloc. A prataria originalmente pertencia ao palácio do Catete, no Rio de Janeiro.

A sala de almoço, intervenção de 1992 autorizada por Oscar Niemeyer, é mobiliada com mesa e doze cadeiras inglesas da escola Chippendale e duas outras mesas brasileiras. Destacam-se tela "Vaso sobre tapete", de autoria de Comelis de Heem, e o quadro "Flores", assinado por Jan van Huysum, artistas da escola flamenga do século XVII. Além dessas peças, a sala é também decorada com dois anjinhos do barroco mineiro e um conjunto de louça da Companhia das Índias (século XVII).

O salão de Estado é mobiliado com mescla de móveis contemporâneos e antigos. Neste ambiente, destacam-se duas imagens sacras, "Santa Maria Madalena" e "Santa Tereza d'Ávila", em estilo barroco do século XVIII. Na parede de jacarandá-da-baía, sobressaem a tapeçaria de Kennedy Bahia com o título "Flora e fauna da Bahia", um quadro de Djanira intitulado "Colhendo café", um quadro de Maria Leontina, "Cena II", e o quadro "Fachada com oval", de autoria de Alfredo Volpi.

Uma piscina de grandes dimensões, 50x18 metros, foi construída no jardim interno do palácio, próximo à fachada leste. Revestida de azulejos azul "brenand", sua profundidade varia de 0,70 a 2,10 metros. Também faz parte do conjunto uma pérgola, com bar e churrasqueira.

As Emas do Palácio da Alvorada

Imagem aérea do Palácio da Alvorada


Informações planalto.gov.br
fotos: Ichiro Guerra/PR
Mais imagens aqui

Bjaum!

Você também poderá gostar

Comentários Facebook
1 Comentários Blogger

1 comentários

  1. Nossa, que ostentação!!!
    Vera, amre, seu novo layout, ficou belíssimo!! Adorei a cor!!

    Beijos e bom final de semana!

    ResponderExcluir

Caso vc não tenha perfil no Google e queira deixar um comentário como Anônimo, identifique-se deixando nome e email. Sem a sua identificação o comentário não será publicado. Obrigada por sua visita! Bjaum!