Documentário Advanced Style - A moda das mulheres acima de 60 anos

24.6.15

Hello people!!!

Assisti o documentário Advanced Style no Netflix e me apaixonei!!
Uma maravilhosa fonte de inspiração e ensinamento, para aqueles que acham que os mais velhos não podem ser fashion.
Produzido pela cineasta Lina Plioplyte e idealizado pelo fotógrafo e blogueiro Ari Seth Cohen, que mantém um blog com o mesmo nome, o documentário retrata a moda de pessoas acima dos 60 anos, que possuem muito, muitoooo estilo :) 





Ari fotografa, basicamente, moradores de New York. O blog, lançado em agosto de 2008, rapidamente se tornou uma referência, explorando um nicho injustamente esquecido: a moda de mulheres com mais de 60 anos.
O blog gerou inúmeros outros projetos, incluindo um livro em 2012 e que já está em sua sétima tiragem.

O livro está a venda na Amazon, aqui
O livro ganhou elogios dos principais veículos como a New Yorker e Vogue Itália, que classificou o blog Advanced Style, não como um blog que retrata moda urbana, e sim como “um tratado sociológico" sobre o envelhecimento e a identidade.

Estas são algumas das estrelas do documentário Advanced Style: 
Ilona de 94 anos, Joyce 80 e Lynn Dell de 81
“Seu corpo é o seu melhor amigo do mundo todo", diz Ilona Royce Smithkin, um ícone  nonagenário da moda, de cabelos cor de fogo e uma das estrelas. Ilona tem muitas opiniões sobre a moda e muito mais sobre a vida. "Eu acho que as pessoas esperam muito de si mesmas, e isso não as tornam felizes. Na tentativa de ser perfeito, você perde metade de sua vida", relata Ilona de seu minúsculo apartamento em West Village.

Marc Jacobs, disse que o blog foi sua inspiração para projetar a coleção AW12  em 2012 (não importa que ele tenha usado modelos de 14 anos nas passarelas).
Simon Doonan (reconhecido designer de moda que trabalha para a cadeia de lojas Barneys), chama a fotografia de Ari, no documentário, de "punk e subversiva". Ele também diz que a sensação é de que o estilo dessas mulheres é um chamamento, exigindo um olhar da sociedade, que muitas vezes se esquecem dos mais velhos.


O documentário Advanded Style acompanha sete elegantes mulheres de New York e mostra divertidas entrevistas, incluindo a participação da musa inspiradora Irís Apfel.
As filmagens foram feitas em 2008 e estreou no Brasil em outubro de 2014, durante o Festival de Cinema do Rio de Janeiro. O projeto foi financiado principalmente através de uma campanha na internet, que arrecadou US$ 55.441.

Desafio - No início, algumas mulheres se tornaram céticas sobre o projeto.
A dançarina aposentada Jacquie Murdock, que recorda que estava vestindo uma jaqueta Courrèges, quando Ari veio até ela, lhe advertiu com firmeza: "Eu sou uma profissional, eu poderia processá-lo se você usar a minha imagem sem a minha permissão."
Joyce Carpati, agora amiga e estrela do documentário, também demorou para aceitar a proposta de Ari.


"O que eu apresento no meu blog é muito positivo. Eu realmente não mostro os aspectos negativos do envelhecimento, porque isso já está na mídia. Mas, ao fazer o documentário, é claro que mostro as lutas. Quando somos jovens não pensamos muito nas perdas de amigos”. Ari se refere ao fato de, durante as filmagens, uma das estrelas acabar falecendo.

Para assistir o documentário na íntegra, você precisa ser assinante do Netflix. 
Acesse o filme completo aqui 

Ou então, assista o trailer logo abaixo.


Espero que você tenha gostado!
Bjaum!

Você também poderá gostar

Comentários Facebook
3 Comentários Blogger

3 comentários

  1. VERA...SER ÍCONE ASSIM DÓI?
    TER ESSA BOCONA LINDA DÓI?
    VC SABE FAZER CARETA? DUVIDODÓ
    BJÃO TB...BIRRÉPI, QUERIDA...
    COISASDLEO

    ResponderExcluir
  2. Tem uma moda para cada idade. Tudo se pode, mas nem tudo convém. Bjs

    ResponderExcluir

Caso vc não tenha perfil no Google e queira deixar um comentário como Anônimo, identifique-se deixando nome e email. Sem a sua identificação o comentário não será publicado. Obrigada por sua visita! Bjaum!