Pôsteres da NASA gratuitos para download

18.8.16

Hello people!!!

O projeto "Visões do Futuro" - do Instituto de Tecnologia da California, através do JPL - Jet Propulsion Laboratory ( Laboratório de Propulsão a Jato) mantido pela NASA - disponibilizou em seu site pôsteres para que os internautas possam baixar gratuitamente.
Os pôsteres são uma antecipação de anúncios de possíveis viagens que poderiam ser ofertadas ao público, com um lay-out típico das propagandas da década de 30.

As criações ficaram a cargo da equipe de estrategistas visuais do JPL, conhecido como "The Studio". Nove artistas, designers e ilustradores foram envolvidos na concepção dos 14 cartazes, que são o resultado de muitos debates entre engenheiros e profissionais da área de comunicação. Cada cartaz passou por uma série de conceitos e revisões e cada um foi feito com o feedback dos peritos do Jet Propulsion Laboratory.
Para informações sobre os artistas e os créditos de cada ilustração, acesse aqui

Para baixar os pôsteres e criar uma decoração vintage para sua casa ou escritório, basta clicar sobre as imagens logo abaixo. Se você preferir baixar todos os pôsteres de uma vez só, clique aqui

A missão Voyager aproveitou o alinhamento dos planetas, que ocorre a cada 175 anos, para uma grande turnê do sistema solar. A nave espacial revelou detalhes sobre Júpiter, Saturno, Urano e Netuno - usando a gravidade de cada planeta para enviá-los para o próximo destino. A missão tem por objetivo definir cenários orbitais tão ambiciosos como Galileo para Júpiter e Cassini para Saturno. Hoje as duas naves Voyager continuam a enviar valiosas informações dos confins do nosso sistema solar.

O Programa de Exploração de Marte da NASA procura entender se Marte foi, é, ou pode ser um mundo habitável. Missões como Mars Pathfinder, Mars Exploration Rovers, Mars Science Laboratory e Mars Reconnaissance Orbiter, entre muitos outros, têm fornecido informações importantes para a compreensão da habitabilidade de Marte. Este cartaz projeta o futuro, a nossa visão da exploração humana de Marte e imprime um olhar nostálgico para o passado.

A ciência tem proporcionado raras oportunidades para transitar entre os planetas. Essas viagens corajosas, para desbravar lugares exóticos, já fizeram parte de James Cook, quando percorreu o Pacífico Sul para assistir Vênus e Mercúrio atravessar a face do Sol em 1769. As modernas naves espaciais agora nos permite estudar estes cruzamentos cósmicos em momentos de nossa escolha, em locais exclusivos do nosso sistema solar.

Ceres é o planeta anão mais próximo do Sol. É o maior objeto no cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter, com um diâmetro equatorial de cerca de 965 km. Depois de ser estudado com os telescópios durante mais de dois séculos, Ceres tornou-se o primeiro planeta anão a ser explorado por uma sonda, através da sonda Dawn da NASA que chegou em órbita em Março de 2015. Observações detalhadas em curso de Dawn estão revelando introspecções intrigantes sobre a natureza deste misterioso mundo de gelo e rocha.

A missão Juno da NASA tem como objetivo estudar as auroras de Júpiter de cima das regiões polares, de uma forma nunca antes possível. O Cloudscape Jovian ostenta o show de luzes mais espetacular no sistema solar, com luzes de norte a sul, para o deslumbramento do viajante mais cansado. As auroras de Júpiter são centenas de vezes mais poderosas que as da Terra, e elas formam um anel brilhante em torno de cada pólo que é maior do que o nosso planeta.

A descoberta de jatos gelados de Encelado e seu papel na criação de Saturno é uma das principais conclusões da missão Cassini. Novas descobertas revelaram fortes indícios de um oceano global e os primeiros sinais de atividade hidrotermal além da Terra, tornando esta pequena lua de Saturno um dos principais locais na busca de possível vida fora da Terra.

A maior lua de Saturno, Titã, tem uma atmosfera densa, química-orgânica rica e uma superfície moldada por rios e lagos de etano líquido e metano. Ventos frios esculpem vastas regiões de dunas ricas em hidrocarbonetos.

A geologia surpreendente e o potencial para sediar as condições de vida simples, fazem a lua Europa de Júpiter um destino fascinante para exploração futura. Abaixo de sua superfície gelada, acredita-se que Europa esconde um oceano global de água líquida salgada duas vezes maior que o volume dos oceanos da Terra. Puxando e flexionando a gravidade de Júpiter, gera calor suficiente para manter o oceano longe de congelamento. Na Terra, onde quer que se encontre água, encontramos vida. Qual será a surpresa quando a missão Europa da NASA se dirigir para esta lua intrigante na década de 2020?

Embora haja muito debate sobre qual descoberta exoplaneta é considerada a "primeira", o 51 Pegasib se destaca. Em 1995, os cientistas descobriram o 51 Pegasi b, mudando para sempre a forma como vemos o universo e nosso lugar nele. Este exoplaneta é cerca de metade da massa de Júpiter, com uma aparentemente impossível estrela abraçando órbita de apenas 4,2 dias terrestres. Não só foi o primeiro planeta confirmado a orbitar uma estrela parecida como o Sol, ele também marcou o início de uma nova classe de planetas chamados Hot Jupiters: quentes, planetas maciços em órbita mais perto de suas estrelas do que Mercúrio. Hoje, observatórios poderosas como o telescópio espacial Kepler da NASA continuam a caça de planetas distantes.

Duas vezes maior que a Terra, HD 40307g atravessa a linha entre "Super-Terra" e "mini-Netuno" e os cientistas não têm certeza se ele tem uma superfície rochosa ou com camadas espessas de gás e gelo. Uma coisa é certa: com oito vezes a massa da Terra, sua força gravitacional é muito, muito forte.

Como de Luke Skywalker planeta "Tatooine" em Star Wars, Kepler-16b orbita um par de estrelas. Descrito aqui como um planeta terrestre, Kepler-16b também pode ser um gigante gasoso como Saturno. Perspectivas de vida neste mundo incomum não são bons, uma vez que tem uma temperatura similar à de gelo seco. Mas a descoberta indica que o icônico sol duplo do filme não tem nada de ficção científica.

Kepler-186F é o primeiro planeta do tamanho da Terra descoberto na potencialmente "zona habitável" em torno de outra estrela, onde pode existir água líquida na superfície. Sua estrela é muito mais fria e mais vermelha do que o nosso Sol. Se a vida das plantas existe em um planeta como Kepler-186F, a sua fotossíntese poderia ter sido influenciada por fótons de comprimentos de onda vermelha da estrela, para fazer uma paleta de cores que é muito diferente do que os verdes na Terra. Esta descoberta foi feita por Kepler, telescópio caça planeta da NASA

Descoberto em outubro de 2013, PSO J318.5-22 pertence a uma classe especial de planetas chamados de desonestos, ou de livre flutuação.Vagando sozinho na galáxia, eles não orbitam uma estrela-mãe. Não se sabe muito sobre como esses planetas vieram a existir, mas os cientistas acreditam que eles podem ser estrelas ou planetas ejetados de sistemas muito jovens, após um encontro com outro, os planetas falharam.

Espero que você tenha gostado!!
Beijo!