As estampas de Orla Kiely e o filme Intercâmbio de Casais

11.3.16


Hello people!!!

Quando estou assistindo filmes, frequentemente detalhes como peças de decoração, roupas, móveis, acabam roubando a minha atenção.
Muitas vezes preciso pausar e voltar a cena para, aí sim, retornar à trama.
Foi o que aconteceu ontem, quando estava assistindo o filme Swinging with the Finkels - no Brasil, Intercâmbio de Casais (Recomendo. Tem no Netflix)

Mas dessa vez, foi uma estampa em especial que me chamou a atenção.
Há tempos eu namoro essa estampa. Ano passado até fiz uma versão dela para os adesivos azulejos LOJA do BLOG...


Veja as cenas do filme que me chamaram a atenção...




Percebeu como o ramo de folhinhas se repetem na decoração?
Além dos ramos de folhinhas tem peras, maçãs, flores... Sempre com o estilo retrô.
Se você gosta de decoração, já deve ter visto algum produto com esse tipo de estampa. Pois essa linha simples, colorida e retrô é uma característica desse padrão. 


Mas afinal, quem é o artista que criou? Ou será que não existe artista nenhum e é apenas uma coisa da minha cabeça? Para tirar essa dúvida, fiz algumas pesquisas e descobri que o raminho de folhas é uma famosa estampa da designer irlandesa Orla Kiely (53), que tem suas atividades baseadas em Londres. A popularidade das folhinhas acabou virando a sua assinatura.


Ela começou a carreira de designer e estilista criando chapéus.
Hoje, assina uma grande variedade de produtos, que vão da moda e utensílios para o lar à carros. 
Sua influência criativa foi herdada de sua avó.
Seus traços remetem sempre à natureza: folhas, frutas, flores, animais...
Antes de abrir seu próprio negócio, se qualificou como designer têxtil no National College of Art and Design, em Dublin. E se mudou para Nova York para trabalhar em um escritório de um designer de tecidos e papel de parede.
Logo após, mudou-se para a Inglaterra para trabalhar na Esprit, holding do setor da moda, enquanto estudava mestrado no Royal College of Art.



Em 1993, na sua conclusão do curso, apresentou uma coleção de chapéus, que foram adquiridos pela famosa loja de departamentos Harrods.
Depois disso, fez  trabalhos de design para a Marks & Spencer e Habitat . 
Durante sua primeira Semana de Moda de Londres, seu pai percebeu que todas as mulheres carregavam um acessório em comum, bolsa. Mas ninguém estava usando chapéu.

Hoje, o famoso ramo de folhas estampa diversos produtos
No final de 1990, ela teve a ideia de confeccionar bolsas com tecido laminado: "Na época, ninguém estava fazendo nada parecido. Então, as primeiras foram feitas com os tecidos laminados usados em toalhas de mesa”.

Em 1994, Orla Kiely apresentou as bolsas na London Fashion Week e garantiu seus primeiros pedidos de exportação. No ano seguinte, participou da Premiere Classe, consagrado evento que premia e apresenta as tendências da moda e acessórios para as próximas temporadas. 
Ela foi premiada com o título Professor Visitante de Têxteis no Royal College of Art.


Em 1997, junto com seu marido, Dermott Rowan, fundou a The Orla Kiely Partnership. O marido explicou em uma entrevista: "Nada foi planejado, a coisa toda começou por acidente. Orla trabalhava com consultoria para outras empresas e criava sua própria coleção nos finais de semana. Nosso apartamento se tornou pequeno e a situação ficou caótica, não havia nenhum lugar para sentar!".


Em junho de 2014, Orla recebeu um diploma honorário da Universidade de Artes Criativas.
E foi descrita pelo jornal The Guardian como "the Queen of Prints" (Rainhas das Impressões ou Rainha das Estampas). Seus desenhos têm sido usados ​​para uma variedade de objetos, incluindo utensílios de cozinha, artigos de papelaria, mobiliário,  papel de parede e uma série dos carros Citroën DS3. As estampas da artista enfeitam o teto dos carros, porta do bagageiro e leva sua assinatura no meio do spoiler traseiro. No interior, as estampas aparecem nos tapetes de carpete e nos encostos de cabeça. 
Ela também projetou uma garrafa de água reutilizável chamada de "Wottle", que é uma colaboração com a empresa de filtro de água Brita. A garrafa apresenta sua famosa estampa de folhas.



Hoje, sua empresa está sediada em um prédio de três andares em Clapham, sul de Londres, perto de sua casa. Seu estúdio ocupa o piso intermediário, escolhido especificamente por causa da disponibilidade de luz. 
É mãe de dois filhos, Robert e Hamish e a família tem o labrador Olive.

Em julho de 2010, Kiely foi considerada uma das seis estilistas irlandesas mais renomadas, o que lhe conferiu uma homenagem; teve seu nome e a imagem de uma bolsa com a estampa de folhas em um conjunto de selos postais irlandeses, emitidas pela An Post (serviço de Correio da Irlanda). 


Suas roupas são usadas pela realeza britânica e celebridades, incluindo HRH Catherine, Duquesa de Cambridge, Kirsten Dunst e Alexa Chung.



A artista, Olar Kiely

Fontes - sites Wikipedia e Fashion Review


Você pode conferir a linha de produtos da Orla Kiely aqui
Beijo!

Você também poderá gostar

Comentários Facebook
2 Comentários Blogger

2 comentários

  1. Aaaahhh que tudo essa tua pesquisa! Amei! Não tinha a mínima noção!!!! Vou lá compartilhar teu post do facebook. Valeu mesmo, obrigada!

    ResponderExcluir
  2. OI Vera!

    Ai que lindas essas estampas! Elas me lembram um pouco umas da década de 70, tínhamos um azulejo com um desenho levemente parecido...
    mas parabéns pela sua busca, seu interesse, sua pesquisa...super envolvente! Me transportei mesmo para esse mundo criativo. Demais!

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir

Caso vc não tenha perfil no Google e queira deixar um comentário como Anônimo, identifique-se deixando nome e email. Sem a sua identificação o comentário não será publicado. Obrigada por sua visita! Bjaum!