Cadeiras Giuseppe Scapinelli por apenas R$ 80,00 - Meu dia de sorte!!

17.4.21

Olá pessoas!!!
Tudo bem com vocês?

Olha só o que aconteceu comigo!!!....

Sou dessas que fica curiando móveis antigos na internet. Adoro ficar navegando na OLX....
Sou pobre e nunca compro nada... Passo o tempo nas madrugadas quando a insônia me visita. 

Há alguns meses me deparei com um anúncio de umas cadeiras detonadas.... 
Tipo, muitoooo detonadas!!!
Me chamou atenção o desenho do encosto. Deixei pra lá, pois na foto era nítido que se tratava de móveis que iriam exigir muito trabalho de restauração. 

Passaram-se uns dois meses e o anúncio continuava ativo.
Passaram-se mais dois meses e resolvi mandar mensagem pra vendedora.... 
Ela respondeu que sim, as cadeiras detonadas ainda estavam disponíveis para venda: cinco cadeiras por 80 pila. 😉

Marquei uma visita e fui averiguar, sem muita expectativa. Chegando lá soube que as cadeiras eram de um conjunto, onde a mesa não existia mais, e que pertenceu a sua avó na década de 30...🤔

Eu não manjo muito de designer, mas parecia "papo de vendedor", pois, o estilo estava mais para a década de 60... pés palitos...

A vendedora me contou a história da família, dos móveis e acabei comprando.
Desde então as detonadinhas estão aqui num canto da sala, esperando eu me energizar para encarar o desafio.


A "amiga" insônia veio me visitar e em uma dessas madrugadas, há poucas semanas, navegando no Instagram do O Bazar, achei um anúncio de mesa de jantar. Caramba!! As cadeiras são idênticas as que eu comprei!! No anúncio não constava o valor, mas nos comentários da publicação o O Bazar já tinha deixado a mensagem "Vendido".

Minha curiosidade ficou aguçada e saí a procura de mais informações, afinal, eu tinha a madrugada todinha pra mim.... Descobri que se tratava de um móvel assinado pelo designer Giuseppe Scapinelli - Reggio Emília, Itália (1911) - São Paulo, Brasil (1982)

"Um dos designers mais celebrados atualmente, Scapinelli criou móveis e objetos de design icônicos. De sua autoria, é possível encontrar poltronas, mesas, bancos, aparadores e muitos outros objetos. Suas obras faziam uso especial de materiais brasileiros como o jacarandá e a caviúna.

Formado em arquitetura em 1941, em seu país natal, a Itália, Scapinelli comercializava móveis antigos. Chegou a ficar escondido em uma loja de móveis durante a Segunda Guerra. Foi no clima do pós-guerra que ele decidiu mudar-se para São Paulo, em 1948, onde trabalhou para o Conde Mattarazzo e outras famílias tradicionais, como arquiteto e decorador.

Scapinelli foi um grande estudioso dos clássicos, que recriava com linhas futuristas e orgânicas. Foi proprietário da Margutta, onde possuía seu ateliê e vendia móveis e objetos de design de interiores, até meados dos anos 1960, quando saiu do negócio de móveis por não concordar com as pressões do mercado que exigia a produção em série. Arquiteto, designer e artista, ele hoje é uma grande influência para gerações de designers contemporâneos, e tem sido tema de livros e exposições." - texto extraído do site Loja Teo.
 
"O arquiteto Giuseppe Scapinelli escolheu o Brasil como sua segunda pátria. Nos anos 1950, tornou-se um empresário de sucesso. As terras paulistanas receberam a Fábrica de Móveis Giesse e a Fábrica de Tapetes Santa Helena, além de duas lojas: a Le Rideau e Margutta - seu ateliê.
Nesta época, sua oficina de criações passou a ser frequentada por artistas europeus, que se reuniam para discutir tendências mundiais e inspirações para o design de mobiliário e arquitetura.
À época, o estilo de suas peças era facilmente reconhecido. Scapinelli mostrava-se um tanto conservador perto de seus contemporâneos. Enquanto eles investiam em detalhes angulosos, as cadeiras do italiano ganhavam curvas suaves, pés-palito e delicados detalhes em metal" - texto extraído do site Pé Palito.

Crédito - Etel

Crédito - La Libertà

Crédito - Conrado Leiloeiro

Crédito - Leilão de Arte

Crédito - Rio Antigo Leilões

Crédito - Ernani Leiloeiro

UAU!! 😮 Agora meu desafio ficou redobrado! Restaurar peças originais Scapinelli e trabalhar com assento de palha!! À partir deste acontecimento, tenho lido tudo a respeito do artista, embora não tenha muita coisa disponível na internet.

Móveis incríveis em um tempo que o Brasil contava com inúmeros artistas e que hoje são referências no mundo do designer: José Zanine Caldas, Lina Bo Bardi, Jean Gillon, Carlo Hauner, Sergio Rodrigues, entre outros.

Se vc gosta desse tipo de assunto, baixe o PDF do catálogo da Feira Designer do Mobiliário Brasileiro, que aconteceu em 2019 e foi realizada pela Embaixada do Brasil em Tóquio. O PDF traz informações de vários artistas, clique aqui.


🍀🍀 É sorte que chama?
Ou é ter um olhar mais atento com aquilo que outros desprezam?
Quando eu fizer o trabalho volto com o resultado!!
Beijo grande!



Você também poderá gostar

Comentários Facebook
2 Comentários Blogger

2 comentários

  1. Adoro móveis antigos, não tenho muita "força" para o restauro pois minhas alergias não deixam...rsrs Mas admiro muito quem faz. Te desejo muita sorte nessa empreitada e já estou curiosa com o desafio.
    Muita Luz e Paz!
    Abraços

    ResponderExcluir

Caso vc não tenha perfil no Google e queira deixar um comentário como Anônimo, identifique-se deixando nome e email. Sem a sua identificação o comentário não será publicado. Obrigada por sua visita! Bjaum!