Emílio Odebrecht - "A IMPRENSA SEMPRE SOUBE DE TUDO"

13.4.17

"A imprensa toda sabia.... De que efetivamente o que acontecia era isso! Por que agora tão fazendo tudo isso? Por que não fizeram isso há 10, 15, 20 anos atrás? Porque tudo isso é feito há 30 anos".

Hello people!

Transcrevi o depoimento de Emílio Odebrecht, no final tem o vídeo, e deixo aqui algumas impressões.
- A primeira pergunta parece mais um jornalista entrevistando um empresário.
- Emílio Odebrecht culpa a política e tenta se isentar.
- No final percebemos que essa gravação é de dezembro/2016. Por que só agora foi liberada?


LAVA JATO - Só aproveitando esse fala do senhor, quão importante é essa relação empresariado, presidência e o país, que o senhor mencionou rapidamente, como é que o senhor via isso como empresário, enfim, qual a experiência do senhor, o que é que o senhor pode falar sobretudo no contexto brasileiro?

EMÍLIO ODEBRECHT -  Olha, eu sempre entendi e sempre entendo que efetivamente e infelizmente se deteriorou muito a questão de nivelamento por baixo, das coisas.
Mas a nossa linha, sempre foi uma linha e meu comportamento com eles e deles comigo sempre foram muito construtivo, muito positivo. Não tinha que significasse aquilo que hoje efetivamente se encontra na política de um modo geral. Que não é hoje. Que isso, esse era o ponto que eu botei aqui, Dr Sergio Moro, e que eu gostaria dar uma ênfase, o que nós temos no Brasil, não é um negócio de 5 anos, 10 anos atrás, nós estamos falando de 30 anos atrás.

LAVA JATO – O senhor está se referindo a esse sistema de fazer política e de fazer negócio com o Estado...

EMÍLIO ODEBRECHT – Isso...então tudo o que está acontecendo é um negócio institucionalizado, era uma coisa normal, em função de todos esses números de partidos, onde o que eles brigavam, era por que? Por que cargos? Não....todo mundo sabia que não era....era para orçamentos gordos! Eles queriam...sabe? Ali eles colocavam.. partidos então colocavam seus mandatários com a finalidade de arrecadar recursos para o partido e para os políticos. E isso é há 30 anos que se faz isso!! Quer dizer...o que mais me surpreende, lhe digo e eu procurei colocar de uma forma muito clara mas que infelizmente não pode se estender muito, mas eu quero ter a oportunidade de enfatizar, o que me surpreende e quando eu vejo todos esse poderes, a imprensa, tudo, realmente, como se isso fosse uma surpresa. Me, olhe, me incomoda isso! Entendeu?! Não exime em nada a nossa responsabilidade...não exime em nada a nossa benevolência...Não exime em nada que nós praticamente passamos a olhar isso como normalidade. Porque 30 anos é difícil as coisas não passarem a ser normal.

E vou lhe dizer uma coisa...quando nós fomos para o exterior, nós fomos e principalmente quando fomos para o EUA e Europa, e nenhum organização brasileira de prestação de serviço foi, nós fomos com a finalidade de poder testar duas coisas...porque sempre fizemos o processo de reciclagem. Todos os companheiros dessa organização já passaram pelo exterior, para eles terem uma visão de mundo, conviver com concorrência, efetiva, real, real, quer dizer...disputar, baseado em produtividade....porque nos outros, principalmente no Brasil, não fazia muita engenharia não ....nós dávamos ênfase em engenharia porque entendíamos que era a forma da gente ter uma ascendência e um posicionamento diferente no exterior. E ter condições de realizar, de forma diferenciada no Brasil. Mas no fundo os problemas no Brasil e na maioria dos outros países vc tinha o problema de viabilização financeira do empreendimento, como esse empreendimento se tornar rentável, criar divisas, etc, para o país, como inserir ele dentro de um contexto que ele não seja exclusivamente algo que venha trazer benefício àquela comunidade, mas, sim benefício aquele país como um todo, ao Brasil com o um todo, como se contribuir com ele visa via políticas públicas, etc....era muito mais abrangente. Nos EUA, vc faz engenharia. Vc não se preocupava, ao contrário, o dinheiro já estava disponível, antes da entra...., nós iniciávamos a obra (no Brasil) não existia projeto e não existia dinheiro.... Vc tinha que fazer projeto concomitantemente, e tinha que providenciar viabilidade financeira, a engenharia financeira para viabilizar aquele empreendimento. Então, este foi o que formou as empresas de engenharia brasileiras, se formaram nessa linha...

LAVA JATO – Entendi....

EMÍLIO ODEBRECHT – E nós buscamos, e os outros infelizmente não foram, procurar ver também o outro lado (negócios no exterior). Por isso é que nós chegamos aonde chegamos. E temos a maior posição relevante, seja no hemisfério Norte como um todo. Para poder compensar e poder haver esse convívio pra que os companheiros, os nossos companheiros integrantes tivessem essa percepção.

Agora, volto, o que me entristece, inclusive, aí eu digo, a própria imprensa....
A própria imprensa... A imprensa toda sabia.... De que efetivamente o que acontecia era isso! Por que agora tão fazendo tudo isso? Por que não fizeram isso há 10, 15, 20 anos atrás? Porque tudo isso é feito há 30 anos!

LAVA JATO – Pois é, sempre há um momento para começar a resolver....

EMÍLIO ODEBRECHT – Perfeito...mas o que me entristece é que existem...não vocês jovens, foi o que eu disse.....olhe, o meu ..... isso teve uma influência pra mim muito grande... Ver vcs procuradores jovens ...por isso que eu disse.....eu não tenho, nunca tive nenhum desalinhamento contra os objetivos. E vcs vão contar com a nossa organização, na hora que a gente partiu, com convicção ... Vcs vão contar e eu vou a começar por mim, ser o colaborador ...e vcs vão ver....e tenho demonstrado isso na prática. Não adiante dizer isso ou aquilo, praticar... Vou assim fazer.

LAVA JATO – Chegamos até aqui né?! Foi uma longa....um longo processo....9 meses de caminhada né?

EMÍLIO ODEBRECHT – Agora os mais velhos, chefe, os da minha geração...me perdoe, eu não aceito essa omissão....não aceito... E de nenhuma área... Sim...mais é importante que haja uma compreensão disso, isso é uma realidade.... E a própria imprensa.... essa imprensa sabia disso tudo!!!! E fica agora com essa demagogia. Me perdoe, eu realmente, eu acho que todos deviam fazer uma lavagem de roupa na suas casas sobre o que a gente pode fazer. Então, nós estamos dispostos a dar o nosso. E é por isso que eu considero as mudanças estruturantes fundamentais nesse país, pra que todos também possam dar sua contribuição pelo omissão que tiveram durante tanto tempo.

LAVA JATO – Perfeito. Acho que esse é ponto. Vamos...tamo tentando mudar as coisas como vinham sendo feita, né?! Vamos ver se a gente consegue mudar e melhor um pouco o nosso país. É ....podemos passar para o próximo tema?.....Então, mais alguma pergunta, Dr Leando, Dra Monica... Vamos encerrar então o depoimento número 1, do Dr. Emílio Odebrecht, realizado no dia 13 de Dezembro....


Você também poderá gostar

Comentários Facebook
0 Comentários Blogger

0 comentários

Caso vc não tenha perfil no Google e queira deixar um comentário como Anônimo, identifique-se deixando nome e email. Sem a sua identificação o comentário não será publicado. Obrigada por sua visita! Bjaum!