Palestra de Jair Bolsonaro - O que a Hebraica tem a dizer?

6.4.17

No ultimo dia 03 de abril, o deputado federal pelo partido PSC, Jair Messias Bolsonaro participou de um evento no Clube Hebraica do Rio de Janeiro e discursou para uma plateia de 500 pessoas. Segundo o jornal Estadão, durante sua apresentação, o parlamentar fez afirmações preconceituosas e jocosas sobre negros, indígenas, mulheres, gays, refugiados e integrantes de ONGs, e defendeu que todo brasileiro tenha uma arma de fogo em casa. Foi muito aplaudido e ouviu gritos de apoio, sendo chamado de “mito” por parte da plateia.

Contudo, alguns participantes criticaram a fala de Bolsonaro, conforme mostra esse vídeo, que está circulando em rede social. Na porta, integrantes da comunidade judaica, que haviam se levantado veementemente contra a presença do deputado na Hebraica nas semanas anteriores à palestra, protestavam.
O mesmo evento já estava agendado para ser realizado na Hebraica de São Paulo, mas foi cancelado.

Jair Bolsonaro comemorando no plenário da Câmara decisão que acatou a abertura do processo de impeachment contra Dilma Rousseff - Foto de Lula Marques

A B’nai B’rith – Filhos da Aliança, entidade judaica de Direitos Humanos soltou uma Nota de Repúdio, onde diz: "A B’nai B’rith – Filhos da Aliança, entidade judaica de Direitos Humanos, atuante há 85 anos no Brasil e 175 anos internacionalmente, vem registrar o seu absoluto repudio e indignação pelos pronunciamentos de xenofobia, discriminação e racismo do Deputado Jair Bolsonaro efetuados na oportunidade do dia 3 de abril último no Clube A Hebraica do Rio de Janeiro.
Entendemos e valorizamos o direito à expressão mas também, e muito, o dever de agir com responsabilidade social, respeito ao próximo e aplicação constante do diálogo em prol da construção de uma sociedade igualitária nas oportunidades de convivência harmoniosa"...."Confiamos na sociedade brasileira, em suas instituições e organizações da qual fazemos orgulhosamente parte ativa. Contamos que os nossos representantes, democraticamente eleitos, apliquem os preceitos de nossa Constituição e os valores que ela promove, saibam tomar as medidas cabíveis nesta IRRESPONSÁVEL circunstância.."

A Confederação Israelita do Brasil(Conib), também criticou a presença de Bolsonaro na Hebraica RJ.

O rabino Nilton Bonder também criticou o Clube Hebraica. Para ele, o clube deveria passar a chamar-se clube Laranjeiras ou algo que o valha. Hebraica – Sequestro de Representatividade

Outro lado

O presidente do Clube Hebraica do Rio de Janeiro, Luiz Mairovitch, falou com este blog.
Segundo Mairovitch, o clube tem programado em sua agenda o evento "Caminhos de Israel", que tem por objetivo convidar pessoas que visitaram Israel para falarem sobre suas impressões e opiniões. Jair Bolsonaro esteve em Israel enquanto ocorria o impeachment de Dilma Rousseff, em maio de 2016.


Luiz Mairovitch, presidente do Clube Hebraica RJ
crédito: comunipapo.blogspot.com.br

Mairovitch explicou que das 500 pessoas que estavam no evento, 80% eram sócios e 20% foram convites entregues a Jair Bolsonaro, para que ele pudesse levar seus próprios convidados.
Questionado sobre as críticas que o parlamentar vem recebendo, em função de suas declarações xenófobas, misóginas, racistas e preconceituosas, o presidente da Hebraica RJ disse: "Tudo que Jair Bolsonaro fala ganha um peso pejorativo.... veja.... hoje ele ocupa o segundo lugar nas pesquisas de intenção de votos para as eleições de 2018.... o Clube Hebraica é apartidário. Nós iremos chamar outras pessoas, independente do partido que for, para também palestrar. Jair Bolsonaro foi o primeiro que aceitou nosso convite..... Eu, particularmente, concordo com muitas coisas que ele falou e discordo de outras...Quero deixar claro que mesmo não concordando com algumas coisas eu o respeito".
Indagado sobre quais coisas Luiz Mairovitch não concorda, ele respondeu: "..prefiro não entrar nesse campo de discussão.."

Atualização - 06/03/18 - 23h40 - Após a publicação da matéria, recebi a nota abaixo do presidente do Clube Hebraica do RJ, Luiz Mairovitch:

Respeito, democracia, tolerância e equilíbrio. São quatro palavras que definem bem o espírito da comunidade judaica e é o que cultivamos na Hebraica Rio. Nossa postura sempre foi e sempre será coerente com estes princípios. 
Abrimos espaço no clube para as mais diferentes ideologias políticas e culturais e defendemos a igualdade de posicionamento em todos os sentidos. Por isso, não é de hoje, que oferecemos a oportunidade para políticos falarem para nossos sócios e inscritos. 

Queremos ter acesso à informação para formarmos juízo de valor sobre os mais diferentes assuntos. Não há como sabermos o que eles pensam ou o que é mito das redes sociais, nos tempos modernos, onde tudo gira em torno de paixões e ódios. Acreditamos que com a proximidade, podemos entender de fato quais são as propostas políticas dos mais diferentes perfis. 
São as informações do que ainda não foi divulgado que buscamos em nossas palestras. Faz parte da comunidade ouvir de perto, escutar realmente o que políticos têm a dizer, até para nos preparamos para possíveis mudanças. Não demos espaço apenas para o Bolsonaro. 

Receberemos outros políticos no decorrer do ano, da mesma forma que recebemos nas últimas eleições municipais. Ele foi o primeiro, apenas isso, porque aceitou primeiro. Estamos abertos a ouvir "A" ou "B", de acordo com a pluralidade e tradição de nossa comunidade, pois é fundamental ter o conhecimento real dos perigos ou benefícios que este ou aquele politico podem trazer para o país. Não adianta fingir que ideologias não existem para impedir a disseminação de ideias. 

A internet está aí para isso, inclusive muitos candidatos nas últimas eleições conseguiram excelentes números apenas com o uso do Youtube. O fato de qualquer político palestrar na Hebraica Rio não emite a posição do clube. 
Abrimos as portas para todos, queremos ouvir, escutar, dialogar para possibilitar que o público forme opinião. Lutamos por quase 70 anos pela liberdade, respeito, igualdade e democracia. Coibir a liberdade de expressão é perigoso, deflagrar um embate dentro da comunidade é um grave erro da intolerância que tanto abominamos. 
É importante entender que tal como na sociedade brasileira, dentro da comunidade há opiniões plurais, que fazem parte do nosso caráter humano. A ditadura, sob nenhuma forma, e o extremismo nunca serão bem vindos em nossa instituição. 

Shalom!

Crime de racismo - Deputados e representantes da CONAQ - Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas entraram com ação na PGR contra o Deputado Bolsonaro.



Crédito das fotos: Lula Marques
Vídeo - Benedita da Silva encaminha ação na PGR contra declaração racista de Bolsonaro 


Você também poderá gostar

Comentários Facebook
0 Comentários Blogger

0 comentários

Caso vc não tenha perfil no Google e queira deixar um comentário como Anônimo, identifique-se deixando nome e email. Sem a sua identificação o comentário não será publicado. Obrigada por sua visita! Bjaum!