O que é Shabby Chic?

11.12.11


Hello people!!!

Shabby Chic é um estilo de desing de interiores onde o mobiliário é escolhido em função da sua idade e da aparência de desgaste ou novos com aparência de antigos. Possuem um toque suave e feminino tornando-o diferente do estilo vintage.






Uma das características mais marcante deste estilo é a aparência de móvel que recebeu muitas pinturas e que pelo desgaste sofrido ao longo do tempo essas camadas de pintura ficam evidenciadas.
Esse estilo é muito empregado em móveis novos através de técnicas de pintura que sofrem um desgaste com lixas para deixar aparente as tintas das camadas inferiores ou até da madeira.




Os tecidos utilizados normalmente são algodões e linhos e as cores pastéis são as favoritas.
Tecidos tingidos com chá conseguem obter uma aparência de tecido antigo e é bastante utilizado. 







A essência do Shabby Chic são os móveis antigos e clássicos com pintura antiga original, pintados de branco ou outra cor pastel e com os cantos desgastados.
Peças antigas como armários de geléias e cofres são populares da decoração Shabby.







Os acessórios empregados são almofadas de tecido vintage, roupas vintage, colchas de chenile, lustres vintage e a cor rosa predominante em todos esses itens.
Os tecidos macios e femininos empregam à este estilo romantismo e conforto. O resultado final é encontrar um efeito elegante.










História

O estilo começou na Grã-Bretanha, na decoração encontrada nas casas de campo que possuem móveis desgastados pelo tempo, pinturas, sofás e cortinas feitos de materiais de ótima qualidade que resistiram ao tempo. 
Na década de 1980, reciclagem de móveis antigos e tecidos se tornou muito popular entre os boêmios e artesãos que compunham um movimento marginalizado contra-cultura, quando uma decoração de qualidade se tornou muito cara para a classe média alta. 
A decoração original Shabby Chic era considerada em si só uma obra de arte. 
Hoje o estilo evoluiu e ganhou muitas formas de decoração. 















Origem do termo

O termo foi usado  pela revista The World of Interiors na década de 1980 e se tornou extremamente popular nos EUA nos anos 90.
Shabby Chic também é um termo empregado para se referir a uma pessoa que é elegante, onde seu estilo reflete a qualidade ao invés da novidade.







Decorações de Natal Shabby Chic clique Aqui
O que vc achou?

Vc já shabby né.......fico muito chic quando vc comenta!!!!

Bjaum!

Você também poderá gostar

Comentários Facebook
8 Comentários Blogger

8 comentários

  1. Menina aqui tem de tudo mesmo :O

    Beleza, decoração, arte, informações, curiosidades, simpatia, imagem, palavras, variedades...

    Tem até henas andando de um lado pro outro com um senhor simpático de roupa vermelha :)

    Valeu pela visita e comentário.

    Seguindo por aqui por td isso, v~e lá os post´s antigos que vc vai achar mtas ilustrações perfeitas para quadrinhos, vc tb vai achar elas aqui em casa em quadrinhos e um dia na casa de uma blogueira adorável que diz que guarda as gravurar q posto para fazer quadrinhos pra casa dela :)

    Vixe tagarelei demais né?

    Beijos e bom finzinho de dia ;]

    ResponderExcluir
  2. Olá Vera! Seu blog é o máximo , recebo por e-mail as postagens,que me inspiram muito . Gostei da matéria sobre o estilo shaby, gosto de pitadas do estilo , fazendo contaponto com algo moderno .
    Continue assim , com tanta coisa boa nesse blog.
    Abraço grande !

    ResponderExcluir
  3. Ai Vera! Só vc mesmo pra me fazer olhar pra aquele móvel novamente e pensar: será? Mas não... ele é feio mesmo. Talvez seja por causa da proposta que eu imaginei. Eu não mostrai a mesa... eu queria que eles ficassem uniformes. Eu amo o estilo shabby chic! Essa primeira foto me deu uma excelente idaia! Talvez eu coloque em prática!!! :)

    beijosss
    Taty

    ResponderExcluir
  4. Olá vera, adorei o blog, tanto que colocarei na barra lateral de meu blog,bjs querida

    ResponderExcluir
  5. Uau Vera, simplesmente lindo! Tudo!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Parabéns por este lindo blog...estou cada vez mais apaixonada por este estilo. E aprendi um pouco mais sobre.Abraço grande.
    Manoela.

    ResponderExcluir
  7. Oi Vera ! Que romântico né ! Um quarto assim fica lindo, tudo muito suave propício para repousar e sonhar ! Bjim!

    ResponderExcluir

Caso vc não tenha perfil no Google e queira deixar um comentário como Anônimo, identifique-se deixando nome e email. Sem a sua identificação o comentário não será publicado. Obrigada por sua visita! Bjaum!