A história do Carnaval

17.2.12


Foto montagem, fantasia "Sonhando em Desfilar no RJ"

Oi people!

Início de um final de semana cheio de cores e alegria!
O post de hoje dediquei à história do Carnaval.
Se você curte o Carnaval vai gostar de saber a origem da maior festa folclórica do mundo.
Se você não curte vale a leitura como aprendizado cultural.

O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo, tem sua origem no entrudo português.
O entrudo é sinônimo de carnaval e, no Brasil, também designa uma antiga brincadeira carnavalesca, trazida pelos colonizadores portugueses, no século XVI. Sua designação refere-se ao período que introduz a Quaresma, data cristã que é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem à Páscoa e que começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. O Entrudo acontecia nos três dias anteriores à Quarta-feira de Cinzas.




Em Portugal, era conhecido como “dias gordos”, por ser uma festa onde havia abundância de vinho, carne e sexo, contrapondo-se à quarentena da Páscoa, período de abstinência, jejum e penitência para os católicos.

Conhecido como Gordo Entrudo, era festejado também em diversos países da Europa. São raros os registros sobre o Entrudo no Brasil nos séculos XVI a XVIII. Só a partir do século XIX é que há várias informações sobre a festa, realizada em praticamente todas as regiões brasileiras.

A brincadeira, que persistiu durante o Brasil Colônia e o Brasil Império, consistia basicamente em atirar água uns nos outros, utilizando-se jarras, vasilhas, seringas, bisnagas. Complementava-se o “banho” com farinha, goma, barro ou cal.


No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está aí a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.




No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado. A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.

Década de 60



Década de 70
Eu e meu pai, 1973

Imperatriz Leopoldinense, 1980
Carnaval 1989 no RJ, Beija Flor teve carro alegórico com Cristo Redentor censurado por pressão da igreja católica

O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu. 
Os desfiles de bonecos gigantes, em Recife, são uma das principais atrações desta cidade durante o carnaval.
Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.


Filhos de Gandhy

Bonecos gigantes de Olinda



Beija Flor, campeã Carnaval 2011 no RJ



Vai-Vai, Campeã do Carnaval 2011 em SP.
A escola desfilou com o enredo 
A Música Venceu!, que homenageava a vida do pianista e maestro João Carlos Martins.

Carnaval 2007 em Santos, escola de samba União Imperial,
Eu e minha amiga Neuza
Carnaval 2006 - União Imperial - Ala dos Amigos
Eu e minha parceira Neuza

Desejo a vocês um ótimo Carnaval e um excelente feriado!!
BjO, BjO!

Você também poderá gostar

Comentários Facebook
4 Comentários Blogger

4 comentários

  1. Que legal esse post Vera, até arrepiou.

    Beijos, bom carnaval pra você também.

    eueumesmagabrielle.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa por que só vontade venhaaaaaaaaaaaa...

    Bjks Sandra

    http://antesedepoisfazendoarte.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Muito bonito post Vera
    Tambem tenho umas fotos fantasiada dos bailinhos de criança
    Adorava
    Agora que moro ao lado de uma escola de samba, já não amo tanto assim...
    Tô ficando véinha pra tanto barulho!
    Beijoooo Morenona!

    ResponderExcluir

Caso vc não tenha perfil no Google e queira deixar um comentário como Anônimo, identifique-se deixando nome e email. Sem a sua identificação o comentário não será publicado. Obrigada por sua visita! Bjaum!