Natal pra quê?

25.12.13

Hello people!!!

Desejo a você, que acompanha as postagens aqui no meu blog, um maravilhoso Natal!!! Muito obrigada pelo carinho e pela visita! E que o sentido de fraternidade e amor seja a mola propulsora em nossas vidas por todo o sempre.

Aqui em casa passamos a noite de Natal com muita saúde, graças a Deus!
Passei o dia cozinhando e lembrando da minha infância, quando minha mãe reclamava o quanto estava cansada após as festividades.....Agora entendo como a parada é puxada!!!!!
Mas quando nos propomos a fazer com amor e carinho, todo esforço é recompensador.

Fiz as comidas "normais" de Natal: pernil, chester, arroz colorido, farofa, maionese, lentilha. E para sobremesa cupcake, mousse de limão e as frutas que não podem faltar em uma mesa tipicamente brasileira...

Filhão com a namorada e eu




Minha mãe fazia flor de tomate na maionese. Hoje faço para o meu filho. Espero que meus netos também cultivem essas simples lembranças!!!

Apesar de agradecer por todas as bençãos, o sentido do Natal para mim ganhou outro olhar.
Lembro-me que, num passado não muito distante, a noite de Natal era uma celebração em família. Claro que desejo cultivar essa tradição, mas confesso que isso já não me completa 100%.

Como ficar feliz sabendo que muitas famílias estão com suas casas imersas em água no estado do Espírito Santo?
Como ficar feliz na noite de Natal sabendo que uma conhecida aqui na rua onde moro e que mora sozinha, não poderá fazer a ceia de Natal pois está com uma grave doença na garganta?
Como ficar feliz se ao levar comida para os cachorros da minha mãe (ela está viajando) encontro outros tantos cachorros perambulando pelas ruas sem comida e com medo dos fogos?
Como ficar feliz se hoje, no dia do aniversário de Jesus, um homem que ataca as pessoas gratuitamente está solto aqui no meu bairro e que o caso dele já é público e notório e ninguém faz nada?
Como ficar feliz se hoje andando com meu Negão encontro pessoas de rua dormindo nas esquinas....

Posso está sendo chata e até piegas. Sei também que grande parte dessas coisas sempre existiram em todos os natais ao longo desses meus 47 anos.
Mas hoje todos esses acontecimentos, verdadeiramente, são como espelhos que refletem a vida além da minha casa.

As festividades de final de ano irão passar.
Desejo que o sentido verdadeiro do Natal fique impresso no coração das pessoas.
Para finalizar esse post, vou deixar um link de uma matéria que assisti hoje e que veio de encontro com os meus pensamentos e sentimentos....


Saiba mais aqui
FELIZ NATAL!
Bjaum!

Você também poderá gostar

Comentários Facebook
13 Comentários Blogger

13 comentários

  1. Oi Vera!Feliz Natal , e que seum Ano Novo seja de muita prosperidade ,saúde ,amor e paz.Bjs

    ResponderExcluir
  2. Todo ano digo a mesma coisa: No próximo ano não faço nada, quem quiser que faça. Mas dps quando chega novamente o Natal eu tomo a frente de tudo. É assim mesmo e com mto amor. Tuas reflexões sobre o sofrimento das pessoas, tem fundamento. Temos que olhar para essa questão social, mas não abandonar as nossas alegrias.

    ResponderExcluir
  3. Minha Mana Gêmula querida! Faço sempre essa reflexão não só no Natal mas quase todos os dias: - Mas e os outros? Aqueles não têm motivos nem pra comemorar o Natal, a vida por causa de tanta tristeza e privação? Aqueles que não tem saúde? Eu penso, hoje eu tenho motivos para comemorar, hoje eu posso estar feliz. Então faço festa, danço, dou risadas! E aproveito esse momento que estou bem para dividir o quê tenho. Uso meu bom humor pra fazer uma visita pra quem precisa de uma alegria de fora. Tô sempre aceitando doações pra repassar, compro pipoquinhas no atacado pra doar pra festinhas na creche municipal, quando posso ajudo, no mutirão da Bonequeiras, doando meu tempo e a minha pouca habilidade(rsrsrs) .
    Isso não resolve as tristezas das perdas materiais e emocionais das pessoas mas me garante o direito de ser feliz pensando que de alguma forma estou ajudando a semear o amor.

    ResponderExcluir
  4. Oi Vera!

    Que bom poder estar com as pessoas que a gente gosta! Mas acho que entendo um pouquinho o que você sente...acho que o natal pede mesmo esse tipo de reflexão da gente e acho que com o passar do tempo o sentido dele vai mudando mesmo. A cada ano que passa fico matutando sobre quando vou começar a participar dessa mudança e não apenas ficar pensando. Entendo também que podemos ajudar, mas não devemos deixar de curtir também, principalmente você que é uma pessoa tão alegre e comunicativa, obrigada pela sua amizade.

    beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  5. Vera,compartilho com vc de suas reflexões...acho o Natal uma data triste...já vai longe a minha ingenuidade da infância, quando acreditava em Papai Noel e que todos eram felizes...Acredito na bondade e na fraternidade, mas que sejam praticadas em atitudes diárias, o ano todo, sem hipocrisia.Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Vera, é a Vi, quando eu era criança, existia um valor espiritual para essa data, eu até ouvia falar de papai-noel, mas o foco era todo religioso, montar presépio, dia certo para montar arvore, dia certo para desmonta-la, missa do galo..
    Mas esses valores se perderam, virou uma data puramente comercial, o papai noel passou ser a estrela do Natal, pois a imagem dele esta associada aos presentes.
    A propaganda do Peru da Sadia, desse ano, era o cumulo do consumismo, sugeria para comemorarmos o Natal com peru , quando fossemos armar a arvore, fazer amigo secreto, quando fosse visitar os parentes, só faltou sugerir que quando fossemos tomar banho, também comemorarmos o Natal com peru..
    Quando deviam sugerir: nesse Natal compre um peru a mais e dê para um desconhecido, seria uma propaganda no espirito natalino!
    Nos não comemoramos o Natal, perdemos nosso pai e nossa mãe em dezembro, em datas diferentes.
    Nesse período fico mais introspectiva.
    Concordo com você sobre as inúmeras desgraças, infelizmente, enquanto uns choram, outros riem, mas fico na duvida sobre um riso que precisa de combustível, como bebida ou drogas, para fluir naturalmente..
    Se esse riso não é falso, um riso histérico, um riso de medo, daqueles que pensam deixa eu aproveitar hoje, porque amanha essa desgraça pode acontecer comigo.
    Não fugimos da desgraça nos alienando, mas enfrentando e buscando soluções.
    Que o ano de 2014 seja um ano de muitas vitorias e alegrias para você e sua família.
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir
  7. Oi vera por muitas vezes eu tenho este mesmo pensamento que vc, mas o ano todo sabe e fico triste mesmo deprimida, ai acontece algo bom na minha vida rotineira mesmo, tipo ganho um sorvete um abraço e aquilo vai saindo, li num livro que agente pode ser solidário e até ficar triste pelos outros mas não devemos tomar a dor para nós, parece egoísta, mas eu percebi que se não for assim eu não serei mais feliz, teve um tempo que a tV era ligada nm canal que so passa tragédia em casa, pensa num período infeliz da minha vida, não conseguia ser feliz nem com o sorriso abraço da minha filha (no caso a Rafaela) então hoje eu tento filtrar mas não ser omissa sabe, mas saber lhe dar com isso é difícil, ainda quando leio o que vc escreveu volto a pensar!

    bjs um Feliz Natal atrasado e um ótimo final de ano caracas 4,7 interassa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Plante o amor e colha o bem, que mensagem completa!
    O Natal é pra ser assim, pra fazer a diferença
    e despertar o amor que existe em nós
    e em você está desperto. Quando olha ao redor e vê o que te agrada ou desagrada
    A flor do tomate na salada de maionese começa a despertar em você o que o Natal verdadeiramente representa
    é colocar em ação os desejos de que tudo de bom aconteça e transforme as mazelas
    beijos, Zizi
    tudo de bom nesse ano de 2014

    ResponderExcluir
  9. Eiiiiii colega, achei seu blog através dos blogs
    seguidos por uma amiga... gostei muito.
    Parabéns pelo blog e Feliz Ano Novo!
    bjsss

    ResponderExcluir
  10. Oi Vera!! Passei aqui para te desejar tudo de melhor para 2014 e muita força e resignação para enfrentar estas adversidades que encontramos a nossa frente todos os dias. Grande abraço e um 2014 cheio de sabedoria e leveza para todos nós!

    Grande abraço!!
    www.arquitrecos.com

    ResponderExcluir
  11. É vdd, Verinha! Tão complicado e triste pensar em tanta desigualdade, em tanto consumismo gratuito. Ostentação (eis a palavra da "moda" ultimamente) x miséria, é o retrato do mundo.
    Mas fazemos a nossa parte, orando e agindo na medida do possível, né?!
    Bem, que o seu 2014 seja pra lá de especial, com muita saúde e tranquilidade!!! Feliz Ano Novo!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  12. Entendo bem esse conflito interno. Gera um sentimento estranho, mesmo. Mas sou muito grata pelo que tenho - e isso me faz ainda mais solidária. Na celebração de Natal, lá na comunidade de meus pais, a coleta foi para comunidades do Espírito Santo - achei ótimo, pois foi uma forma de, mesmo celebrando e vivendo o momento feliz, poder dividir o bem-estar com outros que passam por aflição nesse momento. Claro, não resolve, mas penso que o conjunto de gestos assim, de quem é sensível como tu e tantas de nós, acabam contribuindo para melhorar o cenário... Que tenhas um ótimooooo 2014! Bju

    ResponderExcluir

Caso vc não tenha perfil no Google e queira deixar um comentário como Anônimo, identifique-se deixando nome e email. Sem a sua identificação o comentário não será publicado. Obrigada por sua visita! Bjaum!