Armário Cápsula - O que é? Como fazer?

7.11.15

Hello people!!

Você tem muitas peças no guarda-roupa e na hora de sair não acha nada para vestir?
Fica se perguntando como desapegar e manter apenas peças que efetivamente serão usadas?
Deseja por em prática o consumo consciente?
Então seus problemas acabaram!!!!!!
Monte seu Armário Cápsula e tenha looks para todas as ocasiões.

O que é Armário Cápsula? - O termo "guarda-roupa cápsula" ou "armário cápsula" foi concebido por Susie Faux, dona da boutique "Wardrobe" na década de 70, para se referir a uma coleção de itens essenciais de roupas que não saem da moda. E, portanto, podem ser usadas em várias estações.
O objetivo é compor a coleção com peças sazonais, criar looks diferentes e poder usar em várias ocasiões, sem ter que comprar itens novos.

Faux sugere que o armário cápsula de uma mulher deve conter pelo menos duas calças, um vestido ou uma saia, uma jaqueta, um casaco, uma malha, dois pares de sapatos e duas bolsas. 

O conceito de um armário cápsula foi popularizado pela designer americana Donna Karan em 1985, quando ela lançou sua coleção "7 Easy Pieces" (sete peças fáceis). Seu objetivo era preencher o que ela se referiu como "um vazio no mercado", para um guarda-roupa elegante e prático para as mulheres que trabalham. Quando a coleção estreou, ela mostrou oito modelos vestidas apenas com body e colans preto.


As modelos, em seguida, começaram a adicionar itens como saias-envelope, calças, vestidos, para demonstrar o estilo de se vestir alternando as peças.


Hoje o termo "armário cápsula" é amplamente utilizado nos meios da moda. O conceito foi ainda mais popularizado pelos programas de televisão nos anos 2001-2007. 
A apresentadora e estilista GokWan afirma que um armário cápsula é uma ferramenta especialmente importante em uma recessão, uma vez que permite que as pessoas fiquem bem vestidas com um orçamento pequeno.

Portanto, queridas leitoras, o armário cápsula é o ideal para os dias de hoje! Monte seu armário cápsula e bora ser elegante sem sofrimento!! Além de tudo, o consumo consciente é benéfico para o seu bolso e para o planeta.

Como montar meu armário cápsula? - Escolha um esquema de cores.  Dê preferência para uma ou duas cores básicas que combinem com as demais, como: preto, branco, marrom, cinza ou azul marinho. O ideal são calças, bolsas, sapatos ou casacos que sejam nessas cores básicas. Depois escolha uma ou duas cores de destaque para as outras peças, como camisetas, blusas e vestidos. 
Após estabelecer o esquema de cores, todas as peças podem ser alternadas entre si e compor looks diferenciados e que se complementam.

Alguns cuidados Considere o seu corpo. Alguns cortes de roupas podem favorecer mais do que outros. Por exemplo, alguns estilistas aconselham que as mulheres com quadris mais largos devem usar mangas curtas, pois dessa forma os ombros parecem mais largos e mais proporcionais aos quadris. Se os itens escolhidos do seu armário cápsula são escolhidos com critérios, é mais provável que você queira mantê-los.

Considere a cor da sua pele - Tal como acontece com o corte das roupas, algumas cores valorizam mais o seu tipo de pele e até o formato do seu corpo. Se as cores forem bem escolhidas, as possíveis combinações entre as peças serão bem sucedidas e você não terá que comprar mais itens. Afinal, o objetivo de ter um armário cápsula é justamente a economia e praticidade.

Escolha cortes clássicos - Apesar de alguns cortes e padrões de roupas entrarem e saírem de moda, outros são considerados 'clássicos' e são sempre atuais. Por exemplo: saia lápis, vestido envelope, vestido tubinho, calça corte reto.

Escolha tecidos de alta qualidade - Como a ideia de ter um armário cápsula é possuir poucas peças que possam ser usadas de diferentes maneiras, é natural que sofram um desgaste maior pelo uso. Porém, se as peças forem de boa qualidade e tiverem corte perfeito, você sempre estará bem vestida.

Dicas de blogueiras

Acompanhe as dicas da Caroline Reitor do blog Unfancy
Ela vai te mostrar como se virar com apenas 37 peças a cada 3 meses.

Conheça o projeto333 que a blogueira Courtney Carver criou e veja os looks que ela monta com 33 peças que ela troca a cada temporada

No Brasil, veja as dicas da Gabriela do blog Teoria Criativa 


O que você achou?
Eu adorei essa ideia e confesso que há muito tempo já faço isso. Depois que comecei a trabalhar em casa eu uso muito pouca roupa... Um look eu repito inúmeras vezes e com 25 peças eu passo 1 ano ou mais sem o menor problema :)
Meu problema é que não consigo me desfazer de roupas antigas, pois fico sempre na esperança de emagrecer e um dia usar. Uma hora dessas eu me desapego...
Espero que você tenha gostado!
Bjaum!


Você também poderá gostar

Comentários Facebook
1 Comentários Blogger

1 comentários

  1. Realmente uma dica de ouro!!!
    Vou tentar para 2016!!!
    Beijinhos
    http://meusamoresvariedades.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Caso vc não tenha perfil no Google e queira deixar um comentário como Anônimo, identifique-se deixando nome e email. Sem a sua identificação o comentário não será publicado. Obrigada por sua visita! Bjaum!