10 Plantas para ficar perto de janelas

1.11.23

Olá pessoas!!
Tudo bem por aí?

Falta de espaço não é motivo para você não ter umas plantinhas dentro de casa.
Se você mora em apartamento ou casa pequena e quer ter um mini jardim, uma ótima solução é explorar os espaços perto de janelas ou mesmo o peitoril.
Porém, é necessário escolher plantas que possam ficar bem com a exposição solar.
Não sou especialista, então, fiz uma breve pesquisa em sites de paisagismo e selecionei 10 plantinhas ideais para ficar perto ou nos peitoris de janelas.

1 - Trapoeraba-roxa
Simples de plantar. Basta pegar um galho e enterrá-lo em solo fértil e úmido, pois pega com muita facilidade. Dica: plante imediatamente logo após pegar o galho, não espere muito tempo. Assim o enraizamento será mais rápido. Regue de duas a três vezes durante a semana.

2 - Espada de São Jorge
A Espada de São Jorge é uma das plantas mais fáceis de cuidar!
Ela se dá muito bem com luz solar e não exige muitas regas. Se você não tem experiência em cuidar de plantas a Espada de São Jorge pode ser um excelente começo, pois caso esqueça de fazer a rega, a planta ficará bem. Porém, não exagere na água, pois poderá apodrecer sua raiz. Regue a cada 15 dias e garanta que o vaso tenha boa drenagem. Pode ser usada também em ambientes internos como quarto e banheiro, mas é preciso ter ventilação. Cuidado com os pets, apesar da planta ter baixa toxicidade, quando ingerida pode provocar dificuldade para respirar e se movimentar.

 3 - Suculentas
As suculentas tem muitas variações, mais de 6 mil, entre cactus e pendentes. São plantas que armazenam muita água e por este motivo ficam bem em longos períodos sem rega. No verão regue uma vez por semana, sem exagero. E no inverno a cada 20 ou 30 dias.

4 - Lambari roxo
O Lambari Roxo suporta bem o sol pleno. Mas coloque aos poucos até se adaptar, para que suas folhas não fiquem queimadas. No jardim é uma planta rasteira e quando plantada no vaso fica pendente. Regue de duas a três vezes por semana. O ideal é que o solo esteja totalmente seco para fazer a rega e que seja uma mistura de terra e areia, isso facilitará a drenagem e vai manter o solo apenas úmido, evitando que a raiz apodreça e o ataque de pragas.

5 -Flor-de-cera
A flor-de-cera pode ser plantada em vaso ou floreira. Porém, precisa de um suporte para garantir sua sustentação. Em geral, fios de arame conseguem garantir que a trepadeira cresça corretamente. Pode, também, ser plantada em vasos suspensos. Durante a primavera e verão a rega deve ser feita com mais frequência, entre duas a três vezes por semana. No inverno a rega pode ser uma vez por semana. O importante é nunca deixar a terra ficar completamente seca e não deixar acumular água no vaso. Consegue suportar frios intensos de até 5 graus e também o sol pleno, desde que seja exposta gradativamente. Boa adubação garantirá lindas floradas no verão e primavera.

6 - Aloe Vera / Babosa

A babosa é uma suculenta de fácil cultivo. Regue uma vez por semana usando um borrifador. Não deixe o solo encharcado. Resiste bem a sol pleno e meia sombra. É necessário que a babosa receba pelo menos 8 horas de luz natural por dia.

7 - Cróton
O Cróton adora e necessita de luz natural. Pode ficar no sol pleno, desde que não seja no horário de mais calor. Quanto mais luz natural mais variedade de cores das suas folhas. Regue uma vez por semana. Nunca deixe água acumulada no prato e garanta que a terra estará sempre úmida e bem drenada. 

8 - Colar de Pérolas
O Colar de Pérolas é uma suculenta que requer cuidados especiais. É uma planta sensível por ter seus ramos finos e pendentes. Suas folhas são bolinhas que podem se soltar com certa facilidade. Assim, é necessário que sejam manuseadas corretamente. O ideal é deixar em local com bastante luminosidade mas não no sol pleno. Exceção da maioria das suculentas, o Colar de Pérolas gosta de água, mas não pode exagerar. Regue a cada 10 ou 15 dias na maior parte do ano e uma vez por semana no verão. O solo deve ser bem drenado.

9 - Jade

A planta Jade é uma suculenta que pode ser cultivada a meia-sombra ou com incidência direta de luz solar. Conhecida também como Árvore da Felicidade ou Árvore da Amizade é uma das suculentas mais fáceis de cuidar. Pode ser regada uma vez por semana. Confira sempre se não há acúmulo de água no prato. O solo deve ser bem drenado: coloque duas partes de terra, uma de areia grossa e pedriscos no fundo do vaso. Adube a cada três meses com adubos específicos para suculentas.

10 - Lavanda

A lavanda é de origem das montanhas do Mediterrâneo. Por este motivo é uma planta de cultivo simples. Coloque o vaso em local que receba bastante luz solar. O solo precisa ter boa drenagem e ao fazer as regas evite molhar as folhas, faça a rega diretamente na terra. Não regue constantemente, pois a planta resiste a longos períodos de seca. Se ela não receber chuva, regue a cada 14 dias na primavera ou verão. E diminua as regas durante o outono e inverno.

Espero que esse post tenha sido útil para você!
Beijo!

Você também poderá gostar

Comentários Facebook
0 Comentários Blogger

0 comentários

Caso vc não tenha perfil no Google e queira deixar um comentário como Anônimo, identifique-se deixando nome e email. Sem a sua identificação o comentário não será publicado. Obrigada por sua visita! Bjaum!