Como criar uma floresta urbana na sua decoração

7.1.21

Foto: Pinterest
Olá pessoas!
Tudo bem com vocês?

Não é novidade, pra nós aqui do Brasil, ter plantas em casa.
Quem nunca, na sua infância, teve uma mãe, tia ou avó que adorava ter samambaias, violetas ou antúrios no jardim ou dentro de casa?
Mas de alguns anos pra cá, a decoração repleta de plantas ganhou nova roupagem.
O estilo Urban Jungle (Floresta Urbana), que tem conquistado cada vez mais adeptos, começou a ter projeção mundial em 2013, com o lançamento do blog Urban Jungle Bloggers e posteriormente, em 2016, com o lançamento do livro Urban Jungle - Living and Styling with Plants (Floresta Urbana - Vivendo e Estilizando com Plantas), escrito por Igor Josifovic e Judith de Graaff.
Em 2019, a dupla esteve em São Paulo participando de um evento, se mostraram encantados com as áreas verdes de São Paulo e como as plantas atingem o tamanho extra grande, com suas folhas largas e exuberantes! Viajar pelo mundo e conhecer as diferentes florestas urbanas faz parte do projeto dos blogueiros/escritores. 

Foto: Pinterest
Não me admira que o Brasil seja o segundo país, após os EUA, que mais acessa o blog Urban Jungle. Graças ao nosso clima tropical, crescemos convivendo com flores e plantas!
Com o isolamento social por causa da pandemia, as pessoas diminuíram os passeios ao ar livre e sentiram a necessidade de levar a natureza pra dentro de casa. Aliar isso à decoração é o casamento perfeito! Além dos benefícios em diminuir os níveis de ansiedade e estresse, purificar o ar, equilibrar a umidade, filtrar substâncias que fazem mal a saúde e diminuir as alergias, as plantas deixam o ambiente lindo, aconchegante, relaxa os moradores, revigora a alma e traz felicidade! Mas como fazer isso?

13 Dicas de como criar uma floresta urbana

1- Luminosidade - Defina os locais onde você irá colocar seus vasos. Cada planta tem sua necessidade. Algumas precisam de muita luz solar, outras precisam de luz indireta. Entenda o que é sombra, meia sombra e luz solar nesse vídeo. No canal Minhas Plantas, você encontrará dicas essenciais de plantas para ter dentro de casa. 

2- Movimento - Combine vasos de diferentes alturas. Dessa forma você cria movimento e profundidade. Utilize banquinhos e suportes de ferro para ajudar nessa composição de altura. Sobre o tipo de vaso, há inúmeras possibilidades e tem para todos os bolsos. Eu gosto do tradicional e comum vaso de cerâmica terracota. A cor terrosa combina com as verdinhas e a cerâmica faz um excelente controle da umidade da terra.  Veja as dicas do Paulo Biacchi aqui nesse vídeo.

3- Agrupamento - Ao agrupar sua plantinhas em um cantinho, você consegue aquela sensação de floresta. A concentração de plantas em um mesmo espaço cria volume e gera impacto.

4- Textura - Fibras naturais e madeira são fortes aliados para a decoração Urban Jungle. Tapete de sisal, almofadas de algodão, cachepots de madeira, cestos de palha....
Foto: Pinterest
5- Diversidade - Escolha plantas com folhagens diversas. Estude o local onde ficarão suas verdinhas e mantenha juntas as que tenham as mesmas necessidades de luz e calor. Veja a lista de algumas plantas que se desenvolvem bem na sombra:

- samambaia;
- cactos;
- suculentas;
- cróton;
- palmeira-leque;
- árvore-da-felicidade;
- zamioculcas;
- espada de São Jorge;
- peperômia;
- ciclanto;
- palmeira ráfia;
- maranta;
- costela-de-adão;
- jibóia, entre outras.

6- Jardim tropical - Não é difícil criar um jardim tropical no seu apartamento. É necessário apenas uma parede perto da janela! A estrutura pode ser feita com pallet, estrado de cama, canos de PVC e os vasos podem ser pendurados com ganchinhos. Assiste esse vídeo aqui e veja que bacana!

Foto: Pinterest
7- Vasos suspensos - Para liberar área de circulação, aposte nos vasos suspensos, utilizando hangers em macramê, kokedamas, cachepots de parede...

8- Plantas pendentes - O efeito cascata que as plantas pendentes proporcionam, faz toda a diferença na sua decoração floresta urbana. Veja a lista de algumas plantas pendentes que se adaptam bem dentro de casa.

JibóiaTem folhas verdes, brilhantes e longas. Mas cuidado: elas são tóxicas para pets e crianças. Planta de fácil cultivo em ambientes internos e que pode ser cultivada na água. Para fazer um arranjo na água, utilize um vidro higienizado e coloque um ramo com algumas folhas. A troca da água deve ser feita a cada 3 ou 4 dias. Ela se desenvolve bem perto de janelas mas sem tomar sol direto. Coloque sobre uma prateleira ou estante e direcione seus galhos para percorrer o ambiente. Traz vida ao ambiente e fica lindo!!! 



Rhipsalis - Ou Cacto Macarrão, tem hábitos semelhantes aos da orquídea, por este motivo, o solo e as regas devem ser semelhantes aos da orquídea. Regar 2 ou 3 vezes na semana. Solo úmido sem ser encharcado. Cresce nas árvores sob as folhagens. Mantenha seu vaso na claridade mas longe do sol.

Samambaias -  Planta nativa de florestas tropicais em todo o mundo. No geral são fáceis de cultivar. O ambiente deve ser sombreado, quente e úmido. Idem o clima de uma floresta. Evite o vento.

Dinheiro em Penca - Ou Tostão, tem folhas pequenas e densas. Podem apresentar cores que variam do verde ao roxo. É de pequeno porte e atinge, no máximo, 30 cm de extensão. Gosta de solo fértil e drenável. Rega de 2 a 3 vezes na semana.

Flor de maio - Cacto tropical de fácil cultivo. Forma lindos cachos com flores rosa na ponta e gosta de sombra. O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica, drenável. Diferente de outros cactos, prefere solo úmido. Pode chegar a 30 cm de altura e 40 cm de comprimento.

Cordão de pérolas - Ou Rosário, suculenta que tem suas folhas no formato de bolinhas. O comprimento da haste pode chegar a 1 metro. É uma planta de sol pleno, mas pode se adaptar muito bem a locais de sombra com muita luz indireta. 
Usar substrato misturado com húmus de minhoca. Colocar areia no fundo do vaso para ajudar na drenagem. Com regas mais frequentes no verão, 3 a 4 vezes na semana. No inverno as regas devem ser espaçadas para evitar aparecimento de fungos. 

Corações emaranhados - Assim como o Cordão de Pérolas, essa planta possui cordões onde nascem folhas no formato de um coração. Suas folhas apresentam a cor rosa na parte de baixo e cinza e verde na parte de cima. Com suas folhas suculentas, essa verdinha é pendente mas também trepadeira. Não gosta muito de umidade e prefere ambiente seco, mas com solo rico em matéria orgânica e drenável.



9- Plantas secas - Misturar flores e elementos secos na sua urban jungle proporciona charme e elegância.


10- Vários estilos - A tendência, ou, o movimento Urban Jungle não tem regras e possibilita ser utilizado em diferentes estilos de decoração. Democrático, qualquer casa com qualquer estilo pode ser transformada em uma floresta urbana. Alguns elementos e acessórios podem ser adicionados para potencializar sua decor:

- Pendentes e lustres com acabamento em fibras naturais;
- Quadros, almofadas e papel de parede com o tema botânico;
- Móveis de madeira e materiais naturais;
- Roupas de cama com estampa de folhagens;
- Invista em peças decorativas e estátuas de latão, barro ou gesso.
- Utilize banquinhos de madeira para apoiar seus vasos e criar diferentes alturas.
Foto: @papeldeparededosanos70
Foto: @papeldeparededosanos70

Urban jungle aplicada em vários estilos

11- Todos os cômodos da casa - Sim! Você pode criar florestinhas em todos os cômodos da casa! Cozinha, quarto, banheiro, sala, escritório, sacada.... Para cada ambiente tem a verdinha adequada. Veja como é a luz natural de cada ambiente e utilize as plantinhas corretas. 


Fotos - Bernd

Foto: Mauricio Arruda

Foto: Manuela Kaplan
12- Hortas - Tem coisa mais gostosa do que colher temperos fresquinhos para cozinhar? Inclua no seu projeto floresta urbana espaço para uma hortinha.
Cultive seus temperos em vasos pequenos e jardineiras, fica mais fácil para carregá-los para tomar sol. Os vasos de barro são ideias!
Os temperos podem dividir um mesmo vaso, mas deixe um espaço entre eles de pelos menos cinco centímetros. O único que não aceita compartilhar espaço num mesmo vaso é o alecrim. É necessário que os vasos de temperos peguem sol três vezes por semana. O sol da manhã é ótimo. Mas se não der, coloque na parte da tarde após as 14h00. 
Horta na parede - Veja a hortinha de parede que fiz aqui no meu apartamento.

13- Cuidados - Segue lista dos cuidados básicos que você deve ter com suas plantinhas:

Terra úmida- Para manter sua urban jungle saudável, pesquise quais plantas precisam de regas frequentes e quais não gostam de muita água. Na maioria das vezes as verdinhas morrem por excesso ou falta de água. DICA: enfie o dedo na terra. Se o seu dedo ficar sujo, significa que a terra está úmida e não precisa de rega. Se seu dedo sair limpo é porque a terra está seca e precisa de água. Veja aqui 40 plantas fáceis de cuidar

Adubo- Dê comidinha para suas verdinhas. Faça adubação com regularidade, mas sem excesso. Prefira os adubos naturais. A terra precisa estar "vitaminada" para que suas plantinhas fiquem bem. O ideal são os adubos orgânicos. É possível fazer adubo caseiro. Veja aqui

Troque o vaso- Com o passar do tempo, a plantinha cresce e o vaso acaba ficando pequeno. Verifique se tem raízes saindo pelos furinhos na parte de baixo do vaso. Se isso ocorrer é sinal de que ela precisa de um vaso maior.

Limpeza- Com cuidado, retire o pó das folhas. Você pode usar um paninho macio e úmido ou você pode dar um banho na sua planta. Porém, não esqueça de deixar escorrer bem antes de levá-la para o seu lugar. O banho só funciona para as plantinhas mais resistentes, como a jibóia e espada de São Jorge. Caso contrário, você pode matar sua verdinha afogada. Remova as folhas danificadas.

Com esses cuidados, você terá uma linda Floresta Urbana na sua casa!

Minha Floresta Urbana

Tenho aprendido muito, fazendo mudas, entendendo melhor esse universo. Esse processo tem sido fundamental para meu equilíbrio emocional, conforme comentei nesse post aquiAs fotos abaixo é de um cantinho na minha sala onde faço meus experimentos. Estou fazendo uma pequena reforma e logo minhas verdinhas estarão espalhadas pela casa toda.




Espero que esse post tenha sido útil para você. 
Beijo!

Você também poderá gostar

Comentários Facebook
0 Comentários Blogger

0 comentários

Caso vc não tenha perfil no Google e queira deixar um comentário como Anônimo, identifique-se deixando nome e email. Sem a sua identificação o comentário não será publicado. Obrigada por sua visita! Bjaum!